Faz pra mim ?? É urgeeeeentteee: Oq são conceitos tecnológicos texto de 30 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:A gestão da tecnologia ("technology management" ou "management of technology") é um campo recente de abordagem multidisciplinar, dentro das dimensões atuais de competitividade das empresas na economia globalizada. Pode-se dizer que os primeiros passos ocorreram a partir da segunda metade da década de 1980 nos Estados Unidos da América - EUA, envolvendo governo, empresas e universidades. Essa abordagem é decorrente de movimentos no campo da teoria organizacional das empresas.
Um histórico do sistema produtivo de maior escala, com praticamente dois séculos de maturação, indica diferentes fases quanto à forma organizacional da empresa, da produção e do trabalho, bem como nas relações com o mercado e o meio ambiente, e sobretudo como são desenvolvidas e utilizadas as tecnologias de produto e de processo de produção. Na última metade do século XVIII a máquina a vapor constituiu uma inovação tecnológica importante, pois permitiu mecanizar o sistema produtivo, aumentando a escala de produção, e agilizar os meios de transporte, com as ferrovias e a navegação, permitindo a expansão dos mercados e o escoamento da produção industrial, agrícola e agro-industrial. Constata-se o surgimento das indústrias ferroviárias e navais, com as novas tecnologias de acionamento, e uma série de equipamentos e componentes até então nunca utilizados pelos métodos anteriores de transporte. A expansão da produção agroindustrial, ao longo das ferrovias, quer seja no velho mundo ou no novo mundo, abriu fronteiras agrícolas nunca antes exploradas, permitindo o escoamento do excedente da produção dos países para outras regiões do globo.
O movimento da qualidade empreendido pelas empresas japonesas, a partir da década de 1960, influenciou o setor industrial de todos os países, no campo da abordagem organizacional da empresa, da produção e do trabalho, pela sua diferenciação da teoria da administração científica taylorista do início do século XX. A adaptação das empresas ocidentais àquela forma organizacional alternativa passou a se constituir um paradigma, tendo em vista as diferenças entre as culturas ocidental e japonesa. Após quase uma década de adaptações, no início da década de 1990 constata-se certo equilíbrio do nível de produtividade e de qualidade entre as chamadas "empresas de classe mundial", segundo a classificação de Merli (1994). Essa situação induziu a um direcionamento adicional, a partir da década de 1990, para outra dimensão de competitividade relacionada à inovação em produtos, em processos e em tecnologia. A inovação em produtos / tecnologia passa a ser então função de aspectos internos e externos à empresa, dentro de um meio ambiente externo dinâmico e de transformações. Internos, no que se refere a uma forma organizacional que permita comunicação contínua entre todos os níveis da organização, incluindo os aspectos de planejamento estratégico, de aprendizagem, de geração de conhecimentos, e de competência. Externos, quanto ao seu relacionamento com o mercado e meio ambiente, aí incluídos os consumidores, fornecedores, concorrentes, e a análise constante da evolução tecnológica e do mercado. As empresas que ainda não se adaptaram a essa nova forma de gestão têm uma dupla missão, dentro dessa complexidade de reformulação organizacional, envolvendo simultaneamente a gestão da qualidade e a gestão da tecnologia, como fatores de competitividade e sobrevivência no mercado.
As pequenas e médias empresas - PMEs podem ser consideradas como fundamentais para a atividade econômica e representam um instrumento de geração de empregos e de inovação, quando bem gerenciadas. Entretanto, as oportunidades de negócios para essas empresas, em um mercado globalizado, estão limitadas por uma variedade de fatores, entre eles, as dificuldades de acesso à informação e integração naquele mercado, além da limitada capabilidade de gestão da tecnologia para geração de novas tecnologias de produtos/processos que resultem em produção comercial com sucesso. Essas empresas têm motivado a preocupação governamental em países desenvolvidos e em desenvolvimento, no que refere ao fator emprego dentro do processo de globalização, diretamente relacionado à manutenção e expansão de seus mercados, e também função dos níveis de competitividade nos campos da gestão da qualidade e da gestão da tecnologia de produtos/processos.
O presente trabalho discute aspectos relacionados aos conceitos da palavra "tecnologia", bem como o desenvolvimento de novas abordagens e dimensões, dentro da configuração da gestão da tecnologia em empresas de manufatura, independentemente de sua dimensão, envolvendo principalmente o campo das tecnologias de produto/processo e a capabilidade tecnológica da organização. Uma pesquisa de campo preliminar também foi conduzida, através de entrevistas, em pequenas e médias empresas tradicionais do setor de manufaturados, visando detectar o nível de conhecimento dessas organizações nesse campo.