fatos relevantes sobre o presidente Delfim Moreira
Soluções para a tarefa
Resposta:
Delfim Moreira foi um dos presidentes da República Velha, mas especificamente sobre a República Oligárquica. Ele assumiu após a morte de Rodrigues Alves.
Delfim Moreira foi o único Vice-Presidente á morrer durante o mandato de outro presidente no cargo.
O seu mandato houve, assim como no de outros presidentes desse período, houve várias greves e revoltas, que reivindicavam melhores condições de vida e redução dos privilégios das oligarquias.
Respósta: Delfim Moreira da Costa Ribeiro ( Delfim Moreira ) 1918 – 1919 Nasceu em Cristina, Minas Gerais, em 1868. Pertencente à geração de republicanos históricos mineiros, foi deputado estadual de 194 a 1902, sendo nomeado secretário do Interior de Minas Gerais pelo Governador Francisco Sales, permanecendo no cargo de 1902 a 1906. No ano seguinte foi eleito senador estadual e, em 1909, deputado federal, cargo a que renunciou um ano depois, quando foi novamente nomeado Secretário do Interior de Minas Gerais. Presidente deste Estado em 1914, ocupou o cargo até 1918, quando foi eleito vice-presidente na capa de Rodrigues Alves. Como o presidente eleito não pudesse assumir, Delfim Moreira foi empossado e manteve o ministério que Rodrigues Alves nomeara. Seu estado de saúde, com tudo também, não era bom, e foi Afrânio de Melo Franco, ministro da Viação, quem assumiu temporariamente os encargos do Governo. Após o falecimento de Rodrigues Alves, Delfim Moreira assumiu a Presidência. No seu governo, o Brasil se fez representar na Conferência de Paz, em Paris, pelo senador Epitácio Pessoa, eleito Presidente da República a 13 de maio, em disputa como candidato da oposição, Rui Barbosa. Logo após a volta do novo presidente do
exterior, Delfim Moreira passou-lhe o cargo em 28 de julho de 1919, voltado à vice-presidência. Morreu em 1 de julho de 1920.