História, perguntado por laryssabarbosa19, 7 meses atrás

fatos que antecederam a independência do Brasil?

me ajuda por favor!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por heytorevalentina5
2

Fatos Importantes

Família Real Portuguesa no Brasil

Um dos fatos que ajudou a desencadear as causas da Independência do Brasil foi a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. Esse foi um evento importante tanto da História de Portugal quanto da História do Brasil.

A família real portuguesa e toda a sua corte, composta por nobres, servos e muitos empregados, além de uma grande biblioteca que possuía mais de 60.000 livros, se estabeleceram no Brasil, entre os anos de 1808 e 1821.

Fim do Período Napoleônico

O período Napoleônico ocorreu entre 09 de novembro de 1799 até 28 de junho de 1815 e o seu fim também foi uma das importantes causas da independência do Brasil.

O Era Napoleônica foi o período que ocorreu entre a chegada de Napoleão Bonaparte ao poder no Consulado, no ano de 1799 e o seu fim, que aconteceu por causa da derrota na Batalha de Waterloo, que findou com o exílio de Napoleão, na Ilha de Santa Helena, no ano de 1815.

É possível ressaltar duas características importantes para esse período da história mundial, foram eles: a consolidação das instituições burguesas nos Estados Nacionais e a expansão do Império Napoleônico para outros países da Europa, esse evento representou uma ameaça ao Antigo Regime Absolutista do continente europeu.

Pressão para recolonizar o Brasil novamente e o retorno de D. João VI para Portugal

A Revolução Liberal do Porto foi o movimento mais importante dentre as causas da independência do Brasil. Trata-se de um movimento militar que começou em agosto de 1820, na cidade do Porto, que fica ao norte de Portugal. O movimento se espalhou muito rápido pelo país e atingiu Lisboa, capital de Portugal.

No decorrer dos acontecimentos, o movimento conseguiu apoio da burguesia, do clero, do exército e da nobreza, atingindo todas as esferas sociais portuguesas mais importantes. Essa revolução está diretamente ligada com a História do Brasil no século XIX.

No ano de 1820, Portugal estava enfrentando grave crise econômica, política e social, primeiro porque a família real não habitava mais no país desde 1808, quando fugiu da invasão das tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil trouxe desafios novos para o rei e provocou consequências para Portugal.

A situação mais importante foi a abertura dos portos brasileiros, que finalizou o monopólio comercial de Portugal sobre o Brasil, monopólio esse que durou quase três séculos. Isso atingiu a economia lusitana, principalmente a burguesia comercial, que foi totalmente favorável por restabelecer a ordem anterior.

Consolidação do Movimento Republicano e Abolicionista no Brasil

O processamento propriamente dito, da abolição da escravatura no Brasil, ocorreu a partir do ano de 1870 em diante. Mas o movimento dos grupos abolicionistas começou a se articular bem antes, depois da Guerra do Paraguai. Quando a Lei do Ventre Livre foi decretada, fortaleceu ainda mais a questão da abolição escravocrata.

O procedimento usando na libertação dos escravos no Brasil foi lento e gradativo, a aristocracia conduziu o movimento de forma muito reacionária. A demora do processo de abolicionismo foi tão comum quanto o encaminhamento das outras causas da independência do Brasil, a exemplo da proibição do tráfico negreiro que também caminhou a passos bem lentos.

Divergência de Interesses entre Brasileiros e Portugueses

Os conflitos de interesses entre os dois países eram muitos, provocando várias das causas da independência do Brasil e após a proclamação da mesma, não mudou muita coisa, já que o primeiro imperador do Brasil era português, os ministros, os principais burocratas do governo, os militares e os mercadores também eram de Portugal.

Isso significa que, mesmo com a declaração da independência do Brasil em 07 de setembro de 1822, houve mais uma continuidade do que uma ruptura, fato que só começou a mudar no ano de 1831, quando D. Pedro I abdicou do trono.

O imperador estava diretamente envolvido com as questões políticas de Portugal, a exemplo de toda a discordância em volta da sucessão portuguesa no ano de 1826, depois que D. João VI faleceu. Existiu alguma desconfiança de que D. Pedro I tentasse de alguma maneira unificar Brasil e Portugal novamente, possivelmente como um Reino Unido igual no ano de 1815.

Perguntas interessantes