Filosofia, perguntado por 3003lulu, 1 ano atrás

Fatos importantes em 2005

Soluções para a tarefa

Respondido por Raq24Fragoso
1
18 de dezembro - O líder cocaleiro Evo Morales, do Movimento ao Socialismo (MAS), é eleito o primeiro presidente indígena da história da Bolívia depois de vencer a eleição presidencial com 53,7% dos votos. No último dia 18, mais de 3,6 milhões de bolivianos tinham direito a voto para escolher presidente, vice-presidente, 157 legisladores e os governadores dos nove departamentos do país andino.

Raq24Fragoso: 15 de dezembro - Cerca de 80% dos 15,5 milhões de iraquianos aptos à votar foram às urnas para escolher o primeiro governo permanente do país após a queda do ex-ditador Saddam Hussein (1979-2003). Resultados preliminares apontam xiitas e curdos como vencedores. Há 1.500 reclamações de fraude contra o pleito, que serão investigadas por uma comissão internacional.
Raq24Fragoso: 22 de novembro - A conservadora alemã Angela Merkel, 51, é eleita chanceler pela Câmara de Deputados, tornando-se a primeira mulher a dirigir a Alemanha e a mais jovem chefe de governo na história do maior país da União Européia (UE), após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ela substitui o chanceler Gerhard Schröder após uma intensa discussão para formar uma coalizão no Parlamento alemão.
Raq24Fragoso: 19 de janeiro - O engenheiro João José de Vasconcellos Júnior, 50, funcionário da construtora Odebrecht foi seqüestrado no Iraque. A ação foi reivindicada pelos grupos Brigadas Mujahidin e Exército de Ansar al Sunna em um vídeo onde a carteira de mergulhador do brasileiro era mostrada. O Brasil e a Odebrecht enviaram missões de ajuda e busca no Iraque. Até hoje, não há informações sobre o paradeiro de 
Raq24Fragoso: 20 de janeiro - O presidente americano, George W. Bush, reeleito em novembro de 2004 para mais quatro anos à frente da Presidência americana, toma posse de seu segundo mandato. Bush é o 43º presidente americano. Bush converteu-se ontem no chefe de Estado americano mais votado da história do país, com 59,1 milhões de votos --cerca de 3,5 milhões a mais que seu rival na corrida à Presidência, o democrata John Kerry. A Constituição dos EUA impede que ele concorra a um terceiro mandato em 2008.
Raq24Fragoso: 30 de janeiro - Iraquianos vão às urnas pela primeira vez após a queda do ditador iraquiano Saddam Hussein (1979-2003) para escolher o governo interino que ficaria responsável por redigir uma nova Constituição ao país e promover as eleições para escolha do governo permanente, que assume no próximo ano. A Constituição foi escrita e apesar dos atentados rebeldes e das disputas políticas, o Iraque cumpriu seu 
Respondido por camila507
2
Ao longo de 2005, desastres naturais desafiaram os limites do homem, inclusive da maior potência do mundo. Depois do tsunami da Ásia, o furacão Katrina devastou a cidade de Nova Orleans, arrastando com as águas a popularidade do presidente George W. Bush. 

A Flórida e o México sofreram com o furacão Wilma, enquanto o Beta e o Stan levaram destruição à América Central. Se o devastador terremoto na Caxemira pode ser visto como uma fatalidade, a alta freqüência de furacões no Atlântico reacendeu o debate sobre os efeitos do aquecimento global. 

A guerra no Iraque continuou vitimando civis e policiais iraquianos, além de militares americanos, e nos Estados Unidos cresceu o movimento pela retirada das tropas do país. Do outro lado da fronteira, o novo presidente do Irã manteve o impasse na questão nuclear e defendeu a eliminação de Israel. 



O São Paulo F.C foi campeão da Libertadores da América (Futebol). 

Espero ter ajudado (:
Perguntas interessantes