História, perguntado por dicadz, 1 ano atrás

“Fato esquecido pela memória histórica, o golpe foi muito mais que uma mera rebelião militar. Envolveu um conjunto heterogêneo de novos e velhos conspiradores contra Jango e contra o trabalhismo: civis e militares, liberais e autoritários, empresários e políticos, classe média e burguesia. Todos unidos pelo anticomunismo, a doença infantil do antirreformismo dos conservadores”. NAPOLITANO, M. 1964: História do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014, p. 42. O Anticomunismo esteve ligado à Doutrina de Segurança Nacional, desenvolvida pela Escola Superior de Guerra e arrebanhou uma série de apoios na sociedade como um todo. Um dos principais pontos dessa doutrina era:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
11

Na Escola Superior de Guerra foi desenvolvida uma teoria para intervenção na política nacional, fundada na doutrina da segurança nacional, que pregava a importância da guerra revolucionária em relação à guerra total.

A ameça comunista era usada como argumento para a declaração de guerra contra um inimigo invisível, fabricado, para poder condensar o poder nas mãos de uma pequena elite militar, responsável pelo controle.


sempreamigas56: resposta certa é a letra D ,,,, a luta contra os inimigos internos que estavam ligados à crítica ao capitalismo.
Perguntas interessantes