Física, perguntado por milenaalves2a, 1 ano atrás

(FATEC-SP) O corpo A , de massa 10kg, apoiado sobre uma superfície horizontal, está parado, prestes a deslizar, preso, por um fio, ao corpo B de massa 2,0Kg.
Considerando - se o fio e a roldana idéias e adotando - se g=10 m/s, o coeficiente de atrito estático entre o corpo A e a superfície vale
a)2,0
b)0,10
C)0,20
d)0,40
e)0,50

Soluções para a tarefa

Respondido por almazzorani
40
Boa tarde! Pela minha resolução, cheguei na letra (c) como sendo a resposta. Devido ao termo chave "prestes a deslizar", sabemos que o bloco A, embora ligado ao B, está em repouso; assim, o atrito atuante é de natureza estática e não dinâmica. Primeiro, temos de descobrir a força atuante em A devido ao bloco B. Considerando que a corda é inextensível, podemos admitir que todo o peso do bloco B é equivalente a tração que "puxa" o bloco A. Essa tração é, portanto, o próprio peso de B:  P_{B}=m_{B}.g=2.10=20N Sabendo disso e que o bloco A está em repouso, podemos calcular seu coeficiente de atrito estático: F_{at}=U.N, onde U é o coeficiente de atrito estático e N, a força normal. Ora, a única força atuante é a própria força devido à tração da corda, que é o próprio peso de B. Assim: 20=U.N, mas a força normal, como a superfície é horizontal, deve ser igual a força peso: 20=U.m_{A}.g  \frac{20}{100}=U  \\ U=0.2 Abraço!

milenaalves2a: obrigada
Respondido por faustoholetz
3

Resposta:

como o sistema está em equilíbrio, logo:

Fat-T=ma.a

Não existe aceleração, logo:

Fat=T

h.Pa=T

As forças que atuam no bloco B são Tensão do fio e força peso, logo:

T-P=mb.a

Sistema em equilíbrio, logo:

T=P

T=2.10

T=20 N

h.10.10=20

100h=20

h=20/100

h=0,2

Perguntas interessantes