FATEC-SP – Não tendo capital necessário para realizar a colonização do Brasil, pois atravessavam uma séria crise econômica, Portugal decidiu adotar o sistema de Capitanias Hereditárias.É correto afirmar que:
a) As Capitanias Hereditárias foram entregues a capitães-donatários, com o compromisso de promoverem seus povoamento e exploração; contudo, poucas eram os direitos e os privilégios que recebiam em troca.
b) O sistema foi adotado devido à presença de estrangeiros no litoral, à péssima situação econômico-financeira de Portugal e ao seu sucesso nas ilhas do Atlântico.
c) As Capitanias Hereditárias eram pessoais, transferíveis, inaliáveis e não podiam ser passadas para seus herdeiros.
d) O sistema era regulamentado pela Carta de Doação e Foral que estabelecia somente os direitos dos donatários
Soluções para a tarefa
Resposta:Letra B. De fato, podemos ver que o sistema de capitanias hereditárias vinha responder a uma série de demandas do governo português. Entre estas, destacamos as ameaças de invasão, figuradas principalmente pelos corsários franceses; o fracasso no comércio oriental que impossibilitava o imediato investimento português em terras brasileiras; e o fato de o sistema de capitanias hereditárias ter funcionado bem em colônias menores do Império Português.
É correta a alternativa B, tendo sido o sistema de Capitanias Hereditárias um projeto de colonização do território brasileiro que foi depois substituído pelo modelo do Governo-Geral.
Inspirado pela prática feudal da Idade Média europeia, as Capitanias Hereditárias eram territórios de propriedade da Coroa Portuguesa que eram concedidos, sob uma série de condições, a famílias nobres que demonstrassem interesse em investir seus próprios recursos na colonização. Foi uma forma de acelerar a colonização e garantir a posse dos territórios sem que a Coroa Portuguesa precisasse investir pesados recursos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/591307