(FATEC-SP – Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Adaptada) No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de indústria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrialização, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos países é utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida das sociedades que vivem nesses territórios. Analise as afirmações a seguir como elementos em jogo no processo de globalização descrito: I. Hegemonia dos processos. II. Fluxo de informação e formas de acessar dados emergem das tecnologias e da convergência das telecomunicações em redes mundiais. III. Divisão mundial do trabalho entre centros hegemônicos. IV. Tendência ao aumento das áreas naturais preservadas pelo “desenvolvimento sustentável”. V. Nova organização da sociedade assegurada pela tecnologia que nos envolve de forma a alterar as relações sociais. Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalização, o que está contido nas afirmações:
Soluções para a tarefa
Respondido por
103
I, II, III e V estão corretas.
A incoerência da alternativa IV está no fato da globalização não influenciar um aumento das áreas naturais, muito pelo contrário, ela expande o urbanismo.
A globalização teve e continua tendo uma grande importância no mundo moderno, apesar de seus contrapontos.
Por fim, a globalização é a fase atual mais avançada na evolução da sociedade, onde as barreiras que existiam anteriormente para comunicação foram disseminadas e a sociologia busca explicar como este fato ocorreu e como nós nos relacionamos com o avanço desses instrumentos sociais.
Caso tenha interesse no capitalismo e suas consequências:
https://brainly.com.br/tarefa/20576467
Anexos:
Respondido por
1
Resposta:
I, II, III e V estão corretas
Explicação:
ava
Perguntas interessantes