Física, perguntado por jhennifernick47, 6 meses atrás

(Fatec-SP- adaptada) Certa vez um motorista conduzia seu automóvel de massa 1500 kg, e trafegando em linha reta, com velocidade constante de 108 km/h, quando avistou uma carreta atravessada na pista. Transcorreu 1 s entre o momento em que o motorista avistou a carreta e o momento em que acionou o sistema de freios para iniciar a frenagem, com desaceleração constante igual a 10 m/s2. Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que atuavam sobre ele era 
a) menor do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força de atrito a de maior intensidade.
b) maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força aplicada pelo motor a de maior intensidade.
c) maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam no mesmo sentido com intensidades iguais.
d) nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.​

Soluções para a tarefa

Respondido por RhyLaurindo
20

Resposta:

LETRA D

Explicação:

FIZ NO CLASSROOM


eimmyferrarezi: muito obrigada
Respondido por yohannab26
2

  A intensidade da resultante das forças horizontais é nula, pois a força motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais., anulando-se. ( alternativa d)

 O enunciado aborda a temática de força resultante que está relacionada a um sistema de forças, onde o efeito produzido por uma única força é comparado a aplicação de várias forças  incididas no corpo.

 Sabendo que a velocidade é constante, conclui-se que não há aceleração, portanto a força resultante é nula. Uma vez que a força de atrito exerce uma força de igual intensidade da força aplicado pelo motor, por elas serem de sentidos opostos, se anulam-se.

 O força do motor não tem maior intensidade que a de atrito, pois ele está trabalhando em um sistema livre de aceleração. E a força de atrito também não possui intensidade maior que a do motor por não ter ocorrido frenagem no momento anterior ao acionamento dos freios quando a carreta atravessou a pista.

Para mais informações, acesse:

Força de Atrito: https://brainly.com.br/tarefa/22530560#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-5.0%2F5&text=A%20for%C3%A7a%20de%20atrito%20pode,o%20atrito%20com%20uma%20madeira.

Anexos:
Perguntas interessantes