História, perguntado por AnninhaObrien4236, 11 meses atrás

(FATEC)“Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça.” (MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. Adaptado.) Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos a) civis e militares, relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo. b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais. c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida. d) culturais, principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos. e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1334

Os conflitos relatados no trecho são de ordem civil: são promovidos por organizações civis diversas com o objetivo de fazer interromper o fluxo de migrantes para a Europa, desejando mesmo a expulsão de muitos os imigrantes já presentes.

Se baseiam no nacionalismo, a defesa da ideia de que as fronteiras e os interesses dos povos nativos ao país são invioláveis, no racismo, de modo que consideram que os sujeitos de determinadas raças são inferiores, e na xenofobia, que é a aversão ou o ódio ao estrangeiro, considerado perigoso.

É correta a alternativa B.

Respondido por dudalins13
630

Resposta:

A Europa é um verdadeiro mosaico étnico, o que acaba contribuindo para os conflitos étnico e disputas territoriais.

letra B

Perguntas interessantes