História, perguntado por MONYYKKE4434, 1 ano atrás

(FATEC) O movimento pelas "Diretas Já" (1984), que levou milhões de brasileiros às ruas, reivindicava a realização das primeiras eleições municipais e estaduais desde o golpe de 64. o pluripartidarismo, uma vez que até aquele momento as eleições eram disputadas entre dois partidos - ARENA e MDB. o direito do voto feminino e do voto do analfabeto, proibido pelos militares depois de 64. o fim dos senadores biônicos, que eram indicados pelos generais para ocupar lugar de destaque no Senado. o fim da ditadura militar, por meio de eleições para a Presidência da República, ainda naquele ano.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
83
O movimento “diretas já”, de cunho político/popular teve o objetivo de retomar as eleições diretas para presidente do Brasil.

Começou em maio de 1983 e foi até 1984 mobilizando milhões de pessoas.

Isso seria concretizado com a proposta da “EMENDA CONSTITUCIONAL DANTE DE OLIVEIRA”, mas ela foi rejeitada.

No ano posterior, os adeptos do movimento tiveram uma vitória parcial, em janeiro pois Tancredo Neves foi eleito presidente pelo colégio eleitoral.

O governo militar através de seu presidente, General João Baptista Figueiredo, aumentava a repressão aos movimentos que “pipocavam” pelo país e os classificava de “subversivos”. 
Respondido por vania123silva
45

Resposta:

O golpe de 64

Explicação:

Perguntas interessantes