(Fatec 2012) As figuras, a seguir, representam três células vegetais que foram imersas em soluções salinas de diferentes concentrações, analisadas ao microscópio e desenhadas. Analisando essas figuras, um estudante concluiu que as células vegetais 1, 2 e 3 estão, respectivamente, flácida (estado normal), túrgida e plasmolisada. Com base nessa conclusão, é correto afirmar que:
a célula 1 foi imersa em uma solução hipertônica.
a célula 2 foi imersa em uma solução hipotônica.
a célula 3 foi imersa em uma solução isotônica.
as células 1 e 3 foram imersas em diferentes soluções hipotônicas.
as células 1 e 2 foram imersas em diferentes soluções hipertônicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A célula 2 foi imersa em uma solução hipotônica.
Explicação:
A Célula Vegetal em Meio Isotônico
Quando está em meio isotônico, a parede celular não oferece resistência à entrada de água, pois não está sendo distendida (PT = zero). Mas, como as concentrações de partículas dentro e fora da célula são iguais, a diferença de pressão de difusão é nula. Nesse caso:
A célula está flácida.
A Célula Vegetal em Meio Hipotônico
Quando o meio é hipotônico, há diferença de pressão osmótica entre os meios intra e extra- celular. À medida que a célula absorve água, distende a membrana celulósica, que passa a oferecer resistência à entrada de água. Nesse caso:
Diz que a célula está túrgida.
A Célula Vegetal em Meio Hipertônico
Quando a célula está em meio hipertônico, perde água e seu citoplasma se retrai, deslocando a membrana plasmática da parede celular. Neste caso:
Diz-se que a célula está plasmolisada. Se a célula plasmolisada for colocada em meio hipotônico, absorve água e retorna à situação inicial.
Fonte: SoBiologia.