História, perguntado por erikaduartee2pawoz1, 11 meses atrás

fascismo e suas modalidades

Soluções para a tarefa

Respondido por alessandramach
28

Olá, boa noite!


O Fascismo foi uma ideologia política que surgiu na Itália na década de 20 e prevaleceu até a 2ª Guerra Mundial como forma de governo dominante.


A crise econômica e a instabilidade social que a Itália experimentou no período da 1ª Grande Guerra Mundial favoreceram o surgimento desse movimento, cujas principais características eram o totalitarismo (oposição à democracia), o expansionismo (ampliação do território nacional com a aquisição de novas terras, não raro, com a agressão militar), a exaltação do capitalismo e a discriminação e perseguição por determinados grupos étnicos (como por exemplo os judeus, na Alemanha).


Como principais representantes desse sistema totalitário podemos citar Benito Mussolini na Itália e Adolf Hitler na Alemanha, que também foi influenciada pelas ideias do fascismo e adotou-as de maneira perigosa.


O líder era cultuado e a sua personalidade altamente respeitada, a qual detinha o máximo poder, reprimindo a liberdade política, individual e de pensamento, além da militarização dos países.


Além da Alemanha, a Espanha também incorporou o regime fascista.


Apesar das características desse movimento político serem únicos, cada nação adotante apresentou modalidades diferenciadas do fascismo.


Na Itália, havia a exaltação da vontade ao invés da razão.

A Alemanha defendia o nacional-socialismo e a supremacia ariana (superioridade sobre os outros povos e raças) e a Espanha consolidou o nacional-catolicismo, o que supõe uma aliança entre o poder político e o catolicismo.


Apesar das mortes trágicas de Mussolini e de Hitler, o que levou ao abandono desse sistema político nesses países, ainda hoje na Europa há resquícios dessas ideias totalitárias pregadas por eles, manifestas em alguns partidos políticos que defendem a xenofobia (aversão a estrangeiros).


Espero ter ajudado!


Boa noite!


Perguntas interessantes