fasa um resumo
TEXTO
O problema como essencial do pensar filosofando
Diz o filósoto
1 Unimontes MG Den
Nesse side, at
ma mens
casos
Devemos procurar o valor da filosofia, de fato, em
grande medida na sua própria incerteza. O homem sem
rudimentos de filosofia passa pela vida preso a precon-
ceitos derivados do senso comum, a crenças costumeiras
da sua época ou da sua nação e a convicções que cresce
ram na sua mente sem a cooperação ou o consentimen.
to da sua razão deliberativa. Para tal homem o mundo
tende a tornar-se definitivo, finito, obvio; os objetos
comuns não levantam questões, e as possibilidades in
comuns são rejeitadas com desdém. Pelo contrario, mal
começamos a filosofar, descobrimos...) que mesmo as
coisas mais quotidianas levam a problemas aos quais so
se podem dar respostas muito incompletas. A flosofia
apesar de não poder dizer-nos com certeza qual é a res.
posta verdadeira as dúvidas que levanta, é capaz de su
gerir muitas possibilidades que alargam os nossos pen-
samentos e os libertam da tirania do costume. Assim,
apesar de diminuir a nossa sensação de certeza quanto
ao que as coisas são, aumenta em muito o nosso conhe
cimento quanto ao que podem ser, remove o dogma-
tismo algo arrogante de quem nunca viajou pela região
da dúvida libertadora e mantém vivo o nosso senti-
do de admiração ao mostrar coisas comuns a uma luz
incomum.
A parte a sua utilidade ao mostrar possibilidades
insuspeitas, a filosofia tem valor -talvez o seu principal
valor - por via da grandeza dos objetos que contem-
pla e da libertação de objetivos limitados e pessoais
que resulta desta contemplação. A vida do homem
instintivo está fechada no circulo dos seus interesses
privados: a família e os amigos podem ser includes
mas o mundo exterior não é tido em consideração
exceto na medida em que possa ajudar ou prejudicat
o que pertence ao circulo dos desejos instintivos. Em
tal vida há algo de febrile limitado, em comparação
com a qual a vida filosófica é calma e livre. O mundo
privado dos interesses instintivos e pequeno, localit
zando-se no seio de um mundo grande e poderoso
que, mais cedo ou mais tarde, terá de deixar o noso
mundo privado em ruinas. A menos que possamos
alargar de tal modo os nossos interesses que incluam
todo o mundo exterior, somos como uma guarnição
numa fortaleza sitiada, sabendo que o inimigo impede
a fuga e que a rendição e inevitável. Em tal vida não se ne
ha paz, mas antes um conflito constante entre a in
tência do descio e a impotencia da vontade. Temos de
escapar desta prisão e deste conflito de um med flestangen
de outro para nossa vida ser grandiosae here.
Uma maneira de escapar e pela contemplação file
sófica. A contemplação filosofica, na sua perspectiva
mais ampla, não divide o universo em dois campos
hostis - amigos e inimigos, vantajoso e hostil, bom 2 UPE Sobre a pele
e mau-vê o todo imparcialmente. A contemplação atimties verdere
filosófica, quando não tem misturas não tem coer Norgen na
objetivo provar que o resto do universo e favoce
ao homem
Soluções para a tarefa
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Resposta:
Mano talvez a gente possa se ajudar, to fazendo um simulado agr, e acho que vc fez (ou ta fazendo) um igual
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