fasa um resumo sobre o comercio da baixa idade media
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A Baixa Idade Média presenciou também um considerável renascimento do comércio e das cidades. No primeiro caso, o impulso deu-se quando a Europa passou a contar com um excedente agrícola que ampliou o rol de mercadorias dos comerciantes e pôde ser comercializado com mercadorias de luxo.
O renascimento do comércio marcou o surgimento de dois grandes polos comerciais na Europa: o dos italianos, no sul, e o dos alemães, na Liga Hanseática, no norte. Um ponto de encontro entre esses dois polos acontecia na feira de Champagne, na França. O renascimento do comércio é resultado, também e em grande parte, da abertura do Oriente, que se deu com o início das Cruzadas, no final do século XI.
No segundo caso, trata-se de um acontecimento de extrema importância, uma vez que suscitou mudanças profundas na organização social da Europa. O desenvolvimento urbano tem relação com o aumento populacional e aconteceu quando camponeses, para fugirem da servidão, começaram a mudar-se para as cidades, mas também contou com nobres despossuídos que passaram a investir em negócios nelas.