Geografia, perguntado por cydoka01, 1 ano atrás

fármacos com atuação no sistema nervoso

Soluções para a tarefa

Respondido por rayssacarmo
0
sistema nervoso pode ser dividido em nível estrutural e funcional, em componentes periféricos e centrais. O sistema nervoso periférico inclui todos os nervos que seguem o seu percurso entre o sistema nervoso central e os locais somáticos e viscerais. O sistema nervoso central formado pelo encéfalo e pela medula espinhal está envolvido na percepção, no estado de vigília, na linguagem e no estado de consciência. O sistema nervoso periférico dividido no sistema nervoso autônomo, sistema eferente somático (músculo esquelético) e sistema aferente somático e visceral (transmite sinais da periferia para o sistema nervoso central).

O sistema nervoso autônomo (SNA) regula as respostas involuntárias do organismo sendo responsável no controle de diversas funções vitais como: frequência cardíaca, contratilidade cardíaca, tônus da musculatura lisa, regulação da pressão arterial, secreções exócrinas e endócrinas, metabolismo intermediário, peristaltismo, frequência urinária, constrição/dilatação pupilar, salivação e pieloereção. O SNA em três subdivisões:
- Parassimpático = respostas de “repouso e digestão”
- Simpático = resposta de “luta ou fuga”
- Entérico (plexos nervosos intrínsecos do TGI)

As fibras nervosas do SNA interagem com seus órgãos-alvo por meio de uma via de dois neurônios. O primeiro neurônio origina-se no tronco encefálico ou na medula espinhal e é denominado neurônio pré-ganglionar. Este faz sinapse fora da medula espinhal com um neurônio pós-ganglionar, que inerva o órgão-alvo. Tais localizações anatômicas diferem para o SNA simpático e parassimpático.

O sistema nervoso simpático (= adrenérgico) também é conhecido como sistema toracolombar visto que suas fibras pré-ganglionares originam-se do primeiro segmento torácico ao segundo ou terceiro segmento lombar da medula espinhal. Os primeiros três gânglios, cujas fibras pós-ganglionares seguem com os nervos cervicais, são chamados gânglio cervical superior (inervam pupila, glândulas salivares e lacrimais), gânglio cervical médio e inferior (inervam coração e pulmão). 

Os gânglios do sistema nervoso parassimpático (= colinérgico) localizam-se nos órgãos que inervam ou em sua proximidade. As fibras pré-ganglionares originam-se no tronco encefálico ou nos segmentos sacrais da medula espinhal; dessa forma o sistema parassimpático é conhecido como sistema craniossacral. Em alguns casos, as fibras nervosas pré-ganglionares podem seguir um percurso mais longo, como no caso de fibras que surgem do nervo craniano III, como o nervo oculomotor (inerva pupila); as fibras oriundas do nervo craniano VII que estimulam a secreção salivar e lacrimal; o nervo craniano IX (nervo glossofaríngeo) que estimula a parótida e o nervo craniano X – nervo vago que inerva os principais órgãos da região tórax e do abdome (coração, árvore traqueobrônquica, os rins e o sistema TGI).

Os nervos que originam da região sacral da medula espinhal inervam o colo, a bexiga e a genitália.

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 4 de maio de 2012.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Perguntas interessantes