Filosofia, perguntado por cassiogt, 1 ano atrás

Família Obama é alvo de racismo no Facebook
Usuários do Facebook têm usado grupos fechados dentro da rede social para ofender Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e sua família. As ofensas seguem estereótipos racistas e foram identificadas por um grupo de pesquisadores da Universidade Baylor, no Texas.
Ao todo, mais de 20 grupos e páginas foram analisados no estudo da instituição americana. Para mapear as ofensas, os acadêmicos usaram as palavras-chave “ódio” (hate, em inglês), “Barack Obama” e “Michelle Obama”. Mia Moody, PhD e professora assistente de jornalismo, foi quem liderou a pesquisa.
Os grupos, que recrutam seus integrantes por meio de panfletos ou boca a boca, espalham mensagens dizendo que os negros são inferiores e afirmam que a raça, historicamente, sempre sofreu opressão. Os membros usam ainda termos degradantes e associam a raça a animais e a demônios.
“O crescimento de grupos dentro do Facebook para uma atividade marginal ilustra uma evolução da propagação do ódio também dentro das redes sociais”, explica Moody. “Essas comunidades recrutam muitas pessoas on-line e crescem rapidamente”, diz.
Segundo a pesquisadora, a família Obama se tornou um alvo dentro desses grupos, nos quais seus membros se autodenominam simpáticos ao racismo.
Embora o Facebook incentive seus usuários a denunciarem esse tipo de ação dentro da rede, minorias continuam usando a plataforma para denegrir pessoas públicas, celebridades, atletas e políticos.
Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.


A respeito da notícia apresentada e da permanência do racismo nos EUA, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a.
Ao afirmar que “os negros são inferiores e [...] que a raça, historicamente, sempre sofreu opressão”, os grupos racistas mostram que se baseiam em um longo histórico de racismo que, no caso dos EUA, remonta à escravidão.

b.
Quando realizadas pela internet, esse tipo de ofensa (como aquelas recebidas pelo presidente Obama) não configura ato de racismo ou injúria racial, podendo ser compreendido como simples exercício da liberdade de expressão.

c.
A associação entre negros e “demônios” realizada por grupos racistas na internet parte do histórico de igrejas brancas e protestantes dos EUA que consideravam a religião dos negros escravizados, o catolicismo, demoníaco.

d.
Como a notícia destaca, esse tipo de ofensa é realizado por poucos indivíduos isolados e, portanto, não permite refletir sobre a permanência do racismo naquela sociedade.

e.
A existência de grupos que se utilizam de diferentes instrumentos, digitais ou não, para divulgar mensagens racistas mostra como a luta pelos direitos civis não resultou em garantias legais para os negros dos EUA de hoje

Soluções para a tarefa

Respondido por andresousa21owjzw2
276

Ao afirmar que “os negros são inferiores e [...] que a raça, historicamente, sempre sofreu opressão”, os grupos racistas mostram que se baseiam em um longo histórico de racismo que, no caso dos EUA, remonta à escravidão

Respondido por jocunha
152

a.

Ao afirmar que “os negros são inferiores e [...] que a raça, historicamente, sempre sofreu opressão”, os grupos racistas mostram que se baseiam em um longo histórico de racismo que, no caso dos EUA, remonta à escravidão.

Perguntas interessantes