(Famerp 2020) Não é indicado que mulheres gestantes tomem a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, porque alguns dos seus componentes poderiam causar malformações ao feto. Caso uma gestante adquira sarampo, existe uma medida excepcional de tratamento, que consiste na aplicação, por via intravenosa e em qualquer fase da gestação, de imunoglobulinas extraídas do sangue de doadores. Essa medida protege o corpo da gestante infectada pelo vírus porque as imunoglobulinas aplicadas
2 pontos
a) desencadeiam a produção de antígenos.
b) promovem a imunidade passiva artificial.
c) estimulam a imunidade ativa natural.
d) reduzem a resposta imunológica humoral.
e) atuam de forma inespecífica contra os antígenos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) promovem a imunidade passiva artificial
Explicação:
A terapia para gestantes, infectadas pelo vírus do sarampo, com imunoglobulinas extraída de doadores é um processo de imunização passiva e artificial.
A medida citada no enunciado protege o corpo da gestante infectada pelo vírus porque as imunoglobulinas aplicadas promovem a imunidade passiva artificial (Letra B).
O que é imunização?
Denominamos imunização as ferramentas utilizadas cujo objetivo é a obtenção de proteção imunológica contra patologias infecciosas que possamos vir a adquirir. Esses processos podem ser:
- Imunidade passiva; e
- Imunidade ativa.
A imunidade passiva é como chamamos a imunização obtida pela transferência de anticorpos específicos de um ser imunizado para um não-imunizado. Pode ser natural como no caso da mãe para o filho através da placenta ou amamentação. Ou artificial através da utilização de soro.
A imunidade ativa é como chamamos a imunização que ocorre após a estimulação do corpo a sua produção quando exposto a um antígeno. Essa imunização pode ser natural, através de doenças adquiridas naturalmente, ou passiva, quando adquirida por meio de vacinas.
Saiba mais sobre imunidade: https://brainly.com.br/tarefa/24170142