Administração, perguntado por acoperx, 7 meses atrás

‘Falha de mercado é clara’, diz diretor do BC sobre cheque especial, agora com limite de juros. Segundo o diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, medida não vai diminuir a oferta do recurso pelos bancos, e juros podem cair mais no longo prazo.


Sob críticas de bancos e analistas, o Banco Central (BC) segue reafirmando que o corrigiu uma falha de mercado. Em entrevista ao GLOBO, o diretor de regulação do BC, Otavio Damaso, afirmou que diante da falta de competição entre os bancos pela oferta do produto, a regulação se fez necessária. Ainda segundo Damaso, o teto de juros não vai reduzir a oferta dessa linha, e outras medidas em implementação pelo BC podem impulsionar uma queda ainda maior de taxas no saldo da conta corrente.


A pauta do cheque especial é antiga na agenda do BC, mas começou a ganhar força nos últimos dois anos, diante da escalada dos juros nessa modalidade. De lá para cá, uma série de estudos apontando as falhas de mercado na linha foram publicados e, na gestão de Roberto Campos Neto, atual presidente da autoridade monetária, o assunto virou bandeira. Dados de outubro mostram que a taxa anual desse produto está em 305,9% ao ano - cerca de 12% ao mês.


A falha de mercado é clara nesse produto específico, e atinge principalmente clientes de menor renda e menor nível de educação financeira - afirma Damaso.


Dados do BC mostram que 44% dos usuários do cheque especial ganham até dois salários mínimos. Em paralelo, quase 70% desses clientes chegou, no máximo, ao ensino médio - o que sugere um nível mais baixo de educação financeira. Os dados mostram ainda que, entre os 10% mais endividados com o cheque especial, 21% da renda está comprometida neste tipo de dívida.


Damaso explica que as análises do BC apontam para a falta de sensibilidade dos clientes à taxa de juros do cheque especial, o que acaba impedindo que esse tipo de produto seja ofertado num ambiente de concorrência perfeita. Na prática, o caráter emergencial da linha fica de lado, e os clientes recorrem a ela com mais frequência do que deveriam, sem atentar para o custo.


Disponível em: . Acesso em: 06 dez. 2019 (adaptado)


Análise as afirmativas e destaque as que estejam relacionadas de forma correta, ao contexto:


I – A falta de concorrência entre os bancos e o baixo nível de educação financeira dos brasileiros estão entre os fatores que influenciaram a taxa de juros do cheque especial chegar à 305,9 % ao ano.


II – As altas taxas de juros do cheque especial são caracterizam-se como externalidades positivas.


III – As altas taxas de juros do cheque especial são caracterizam-se como externalidades negativas.


IV – Entre os brasileiros mais afetados estão os que possuem renda acima de R$ 3.500,00 por mês.


Assinale a alternativa correta:



A -

Apenas as afirmativas III e IV.



B -

Apenas as afirmativas I e III. correta



C -

Apenas as afirmativas I e II.

D -

Apenas as afirmativas I, III e IV.

E -

Apenas as afirmativas II e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por neiacnp
17

Resposta:

A RESPOSTA CORRETA E A LETRA - B . APENAS AS AFIRMATIVAS I e III. CORRETAS

Explicação:

Respondido por nadiaferreira1708
1

Resposta:

resposta B I e III correta

Perguntas interessantes