falem sobre Platão Sócrates e sofistas
Soluções para a tarefa
OS SOFISTAS
Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Sempre levando em consideração os interesses dos alunos pagantes, davam aulas de eloquência e de habilidade mental, ensinando conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e privados. As ligações dos sofistas não tinha como objetivo o estabelecimento de uma verdade única, mas, sim, o desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade oratória, do conhecimento das doutrinas divergentes; em fim, todo um jogo de raciocínio que seria utilizado na arte de convencer as pessoas.
PLATÃO
Nascido em Atenas, Platão (427-347 a.c.) pertencia a uma das mais nobres famílias atenienses. Seu nome verdadeiro era Arístocles. Mas, devido a sua constituição física, recebeu o apelido de Platão, que, em grego, significa DE OMBROS LARGOS. Foi discípulo de Sócrates, quem considerava "o mais sábio e o mais justo dos homens". Depois da morte de seu mestre, empreendeu inúmeras viagens, num período em que ampliou seus horizontes culturais e amadureceu suas reflexões filosóficas. Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Platão é sua teoria das ideias, através da qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano.
SÓCRATES
Nascido em Atenas, Sócrates (469-399) é, tradicionalmente, considerado um março divisório da história da filosofia grega. Assim, os filósofos que o antecederam são chamados de pré-socráticos e os que o sucederam, de pós-socráticos.
Embora não vendesse seus ensinamentos, o estilo de vida de Sócrates assemelhava -se, exteriormente, a o dos sofistas.
Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia e a maiêutica.