Filosofia, perguntado por miracimedeiros12, 7 meses atrás

fale uma curiosidade sobre a evolução da cirurgia​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieltadinibueno
0

Resposta:

Sangrar e amputar eram os principais atos cirúrgicos aplicados por cirurgiões-barbeiros itinerantes, muito conhecidos na França e no restante da Europa durante os XII e XIII. Esses artífices estavam longe do ensino médico, das necessidades e eram independentes.

No século XVII ainda existiam em grande número e ocupavam a prática cirúrgica. Naquele século já eram conhecidos os cirurgiões ligados às escolas médicas. Nesta época foram alcançadas técnicas para atendimento das fissuras e luxações, fístulas e cuidados com as feridas.

No início do século XVIII encontramos no Brasil poucos relatos sobre o ensino da cirurgia e da própria técnica cirúrgica. A transferência do vice-reinado, em 1763, trouxe um programa que se refletiria também no ensino da cirurgia. Em 1790 é nomeado Cirurgião Mor da Misericórdia Antônio José Pinto, que ali ministrou o I Curso Regular de Operações, Clínicas e Técnicas Cirúrgicas.

Com a chegada da família real,l em 1808, iniciou-se um surto de progresso intelectual e material e o português Joaquim da Rocha Mazarm é reconhecido como o primeiro professor de cirurgia.Em 1832 é realizada uma reforma que transformou em faculdades, as escolas de medicina da Bahia e do Rio de Janeiro.

Na formação do corpo docente da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro já se encontram características de setorização no ensino.Assim, assumiu em 1833 a cadeira de operações o professor Candido Borges Monteiro, enquanto Manoel Feliciano Pereira de Carvalho, a de Clínica Cirúrgica e Francisco Júlio Xavier a de parto.

Perguntas interessantes