Fale um pouco Sobre : Tempo: O compositor de Histórias
Soluções para a tarefa
Resposta:
Santo Agostinho nos coloca uma questão interessante: "O que é o tempo? Se ninguém pergunta isso, eu não me pergunto, eu o sei; mas, se alguém me pergunta e eu quero explicar, eu não sei mais". É citando essa passagem que François Dosse inicia o livro A História (322 págs., Ed. Edusc, tel. 14/2107-7252, 47,30 reais), de 2000, traduzido para o português e publicado no Brasil em 2003. Ao longo do texto, ele completa a ideia: "Se o passado não existe mais e o futuro ainda não é, como apreender o que pode ser o tempo?"
Tempo e história são apresentados como duas noções relativamente fáceis de compreender, mas muito difíceis de explicar. "O que é o tempo?" ou "o que é história?", segundo o autor, são perguntas a que muitos já se dedicaram desde que se desenvolveu a ciência histórica, no século 19.
Com base nesses questionamentos, o autor procura revisitar muitas das teorias produzidas por pesquisadores de diferentes linhagens intelectuais e que compuseram o conjunto das formas de pensar que mudaram ao longo do tempo. Essas informações são essenciais para entender a história, já que ela não é apenas uma coleção de datas, fatos, nomes, personagens e ações. Aquilo que aconteceu no passado é parte do conhecimento histórico que temos sobre a nossa sociedade.
O tempo pode ser analisado de diversas maneiras, como: tempo linear e tempo cíclico.
Tempo cíclico X Tempo linear
O tempo cíclico é aquele que acompanha uma lógica de finalidade, ou seja, possui início, meio e fim, mas não há organização neste tempo. Logo, as coisas podem ocorrer sem haver ordem determinada.
Já o tempo linear é aquele que acontece em prol de uma ordem cronológica. Por isso, estipula as circunstâncias por meio de uma rotina e uma organização dos fatos. O início, o meio e o fim são longos e mais duradouros.
Saiba mais sobre o tempo em: brainly.com.br/tarefa/14389792
#SPJ2