Fale sobre - Tema, Titulo e Tese em textos Descritivos.
Soluções para a tarefa
resposta:
tema:
Com origem no latim thema, o termo tema tem vários usos e significados. Inclusive, um tema pode ser também um texto que sirva como base para uma apresentação. ... Ainda, no que diz respeito a uma obra, o tema é mensagem principal que o autor deseja transmitir aos seus ouvintes, leitores ou espectadores.
título:
Significado de Título. substantivo masculino Nome dado a um livro, capítulo, texto, documento etc.; nome, designação, qualificação. ... [Jurídico] Documento que comprova o uso de um direito: título de propriedade, título eleitoral. Propriedade de um cargo, de um ofício: receber seu título de notário.
tese em textos descritivos:
O texto dissertativo-argumentativo é aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) utiliza esse tipo de produção textual na redação, o que exige do estudante um conhecimento a respeito de suas características.
Como o próprio nome indica, o texto dissertativo-argumentativo é fundamentado com argumentos, a fim de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque utiliza explicações para justificá-la.
O objetivo desse texto é, em última análise, convencer o leitor de que o ponto de vista em relação à tese apresentada é acertado e relevante. Para tanto, mobiliza informações, fatos e opiniões, à luz de um raciocínio coerente e consistente.
A sua redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar os dois princípios de estruturação explicitados a seguir:
Apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fechamento à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo (ou seja, apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão).
TESE – É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e apoiada em argumentos ao longo da redação.
ARGUMENTOS – É a justificativa para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.
2. Utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor:
• exemplos;
• dados estatísticos;
• pesquisas;
• fatos comprováveis;
• citações ou depoimentos de pessoas
especializadas no assunto;
• pequenas narrativas ilustrativas;
• alusões históricas; e
• comparações entre fatos, situações, épocas ou
lugares distintos.
ATENÇÃO!
Será atribuída nota zero à redação que não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa, mesmo que atenda às exigências dos outros critérios de avaliação. Você não deve, portanto, elaborar um poema ou reduzir o seu texto à narração de uma história ou a um depoimento de experiência pessoal. No processo argumentativo, é possível apresentar trechos narrando acontecimentos que justificam a tese, mas o texto não pode se reduzir a uma narração, por esta não apresentar os princípios de estruturação solicitados.
Explicação:
espero ter ajudado