Fale sobre sobre três tradições italianas
Soluções para a tarefa
Os italianos são pessoas agradáveis e acolhedoras que gostam de fazer vida social com seus familiares e amigos. A conversa é uma arte para eles e um elemento crucial em suas vidas cotidianas. É frequente que, andando pela rua, no transporte público ou nos bares, os italianos puxem conversa espontaneamente. Nas praças dos povoados, lugar habitual de encontro para os nativos, também é possível encontrar diversos grupos de italianos conversando.
A mesa é outro lugar predileto para bons papos, porque suas refeições costumam ser seguidas de longas conversas. Isso porque a vida na Itália gira em torno da comida e o dia estrutura-se em função das horas dela, que costumam ser das 12:30 às 14 horas para almoçar e das 19:30 às 21:30 horas para jantar. Geralmente, os comércios fecham ao meio-dia durante uma ou duas horas para que os trabalhadores possam ir tranquilamente para casa comer.
É um povo muito orgulhoso de sua gastronomia, que inclui dois pratos de fama mundial: a massa e a pizza. Apesar de a origem transalpina de ambos ser um pouco questionada, como costumam repetir os italianos: em nenhum lugar se cozinha como na Itália.
A massa e a pizza adquirem diferentes variedades em função da região e a estes dois pratos são acrescentadas muitas receitas locais ou provinciais que concedem uma grande variedade culinária ao país. Osprincipais ingredientes da gastronomia italiana são o queijo, o tomate, o vinho tinto, as olivas, o azeite de oliva e alguns produtos provenientes do mar, como lagostins, bacalhau e atum.
A família é uma instituição na Itália. Tem muito peso na vida das pessoas e é considerada uma unidade social. Sua concepção amplia-se para além da típica família nuclear composta por pais e filhos, e inclui também tios, primos e avós. São frequentes as reuniões familiares e os filhos costumam permanecer com os pais até uma idade avançada, na qual formam sua nova família.
Não é por acaso que o Vaticano está em Roma, os italianos são pessoas muito crentes. A religião mais importante e difundida no país é o catolicismo. Aproximadamente 90% da população adere à religião católica romana, apesar de somente um terço se considerar praticante. Os 10% restantes correspondem a protestantes, judeus e a uma crescente comunidade muçulmana fruto da imigração. As festas religiosas têm grande importância no país e as igrejas, santuários e estátuas religiosas estão presentes por toda a parte.