História, perguntado por CarlosSantana43, 1 ano atrás

Fale sobre os sucessores de Maomé

Soluções para a tarefa

Respondido por GiuliaDelacour
22
Ol!

Maomé morreu em 632. A sucessão do poder islâmico ocorreu a partir da sua família. Os dois primeiros califas (sucessores) foram dois sogros do profeta: Abu Bakr e Omar. Em 644, um integrante da família Omíada, uma das mais poderosas de Meca, era escolhido como califa. Othmã era genro de Maomé e sofreu oposição de muitas tribos de beduínos e de habitantes de Medina; acabou assassinado por um muçulmano em 656. Ali, primo de Maomé e sucessor de Othmã, foi acusado de envolvimento com o crime.

O lslã viveria sua primeira guerra civil. Contando com apoio popular, o califa Ali teve sua autoridade questionada pelo governador da Síria, Muhawya. Como parente de Othmã, segundo os costumes tribais que ainda se mantinham apesar da organização do Islã, Muhawya tinha o dever de exigir apuração do crime. Isso punha em xeque a autoridade de Ali, que acabou assassinado por outro muçulmano.

Fortalecido, Muhawya tornou-se califa. No seu governo, fundou a dinastia Omíada, tornou o califado hereditário e transferiu a capital de Medina para Damasco, na Síria, longe das areias, oásis e beduinos da Arábia. Os seguidores de Ali ficaram conhecidos como xiitas. São os defensores da sucessão a partir da família do profeta. O grupo mais numeroso ficou conhecido como sunita.

Perguntas interessantes