Saúde, perguntado por nubiad, 1 ano atrás

Fale sobre os processa da digestão exemplicondo .

Soluções para a tarefa

Respondido por francielebeltra
2

É dividido em: Ingestão, digestão, absorção e egestão.

As estruturas que o alimento passa até chegar a egestão são: BOCA, FARINGE, ESOFAGO, ESTÔMAGO, DUODENO, INTESTIDO DELGADO, JEJUNO, HILIO, INTESTINO GROSSO, CÓLON ASCENDENTE, TRANVERSAL E DESCENDENTE, RETO E ANUS.

A boca realiza a mastigação (digestão mecânica (realizada pelos dentes e química realizada pela amilase salivar) após essas digestões está pronto o bolo alimentar, que agora vai para a faringe).

A faringe faz a separação do sistema digestório e respiratório, a epiglote é responsável por esse mecanismo de separação. Então quando o bolo alimentar chega à faringe é “desviado para o esôfago, graças à epiglote”.

O esôfago tem como função levar o bolo alimentar até o estomago, através dos movimentos peristálticos, que é realizado pela musculatura lisa do esôfago.

DO ESOFAGO ATÉ O FINAL DO SISTEMA DIGESTÓRIO TODOS OS ORGÃOS FARÃO MOVIMENTOS PERISTALTICOS PARA QUE O BOLO ALIMENTAR FAÇA SUA TRAGETORIA.

Quando o alimento chega ao estomago ele vai sofrer a ação de suas coisas, primeiro a ação do acido clorídrico (ele serve para matar as bactérias que podem causar intoxicação alimentar, por exemplo). Ele serve também para que a pepsina faça a digestão das proteínas em nosso estomago, o ácido clorídrico também atua na desnaturação de proteínas que estão em nosso alimento, quando essas proteínas são desnaturadas suas ligações peptídicas ficam mais expostas, então as enzimas proteases vai nessas proteínas e começa a quebra-las em proteínas menores. No estomago as proteínas são parcialmente digeridas.

O ÁCIDO CLORIDRICO É PRODUZIDO FORA DAS CÉLULAS PARIETAIS.

O ESTOMAGO NÃO SOFRE SEQUELAS COM SEU PH ALTO PQ É REVESTIDO POR MUCINA.

CELULAS CHEFES TÃO ESTÃO NA PAREDE DO ESTOMAGO, ELAS LIBERAM PEPSINOGÊNIO, QUE JUNTO COM ÁCIDO CLORIDRICO SE TRANSFROMA EM PEPSINA.

No estomago o bolo alimentar sofreu uma quimoficação, agora ele é chamado de quimo. O álcool e a cafeína são absorvidos diretamente no estomago. O quimo então é mandado para o intestino delgado, porém ele ainda está ácido, então o intestino delgado secreta o hormônio secretina, que vai estimular o pâncreas a secretar bicarbonato de sódio (elemento que deixa o quimo mais alcalino) na porção do duodeno (começo do intestino delgado). O pâncreas vai secretar enzimas digestivas na porção do duodeno, como por exemplo, a tripsina e a quimotripsina  que também estão envolvidas na digestão de proteínas, secreta também lipase para a digestão de gorduras, nucleases para digestão de ácidos nucleicos. O intestino delgado também secreta suco entérico que também contem enzimas digestivas. O intestino delgado além de contar com o pâncreas que é uma glândula assessoria, conta com a ajuda do fígado que também é uma glândula assessória. No caso do fígado, ele produz à bile que vai ser armazenada na vesícula biliar, quando o alimento entra no intestino delgado mais precisamente no duodeno, a vesícula biliar joga bile ale dentro, a bile contem sais biliares que são esteroides do colesterol, faz com que a gordura fica menor aumenta a superfície de contato para que as lipases consigam digerir essa gordura.

O intestino delgado é o maior órgão do sistema digestório é dividido em três partes: DUODENO (onde ocorre a digestão de todos os nutrientes) depois disso o alimento vai passar por duas partes do intestino delgado, são eles: JEJUNO e ÍLEO (nesses dois locais ocorre a absorção de nutrientes e água).

Em seguida o que sobrou do quimo é enviado para o intestino grosso, que é constituído de cólon ascendente, transversal e descendente, ceco e reto. O cólon é onde ocorre a reabsorção de toda água que foi utilizada no processo digestório. O ceco ou apêndice tem uma função imunológica sendo uma função secundaria. Em seguida vem o reto local de armazenamento de fezes, (quilificação é o processo de formação das fazes). O intestino grosso exerce as funções de absorção de água, fermentação, formação de massa fecal e produção de muco.

 Fiz esse resuminho para minha prova de faculdade. Espero que lhe ajude em algo! Bjo


Perguntas interessantes