Fale sobre os povos Egípcios
Soluções para a tarefa
Resposta:A Civilização Egípcia foi uma das mais importantes civilizações que se desenvolveram na região do Crescente Fértil. A Civilização Egípcia formou-se a partir da mistura de diversos povos, entre eles, os hamíticos, os semitas e os núbios, que surgiram no Período Paleolítico.Por serem politeístas, os antigos egípcios acreditavam em vários deuses. Duas características muito importantes da religiosidade dos egípcios eram os conceitos maat e heka. O primeiro conceito definia a importância de viver uma vida correta, de forma a manter a existência harmônica no universo.Para muita gente, o antigo Egito é sinônimo de faraós e pirâmides do período de dinastias que começou em cerca de 3.100 a.C. Mas muito antes disso, povos neolíticos enigmáticos floresceram
Explicação:
Resposta:
Situavam - se ao norte do continente africano, na região denominada como Baixo Nilo, o Antigo Egito foi uma civilização da Antiguidade Oriental, surgida em torno de 3000 a.C.. A origem deste povo está relacionada ao desenvolvimento das técnicas de agricultura, que permitiram que o homem permanecesse em um mesmo local, abandonando a vida nômade e a necessidade de coletar frutos e caçar para sobreviver.
O Antigo Egito foi o primeiro lugar do mundo onde a política, a religião e as artes estavam alinhadas em torno de um ideal em comum. Por isso, dizemos que o Egito foi o primeiro Estado-Nação da humanidade.
Os escribas e os nobres tinham como função realizar as tarefas fundamentais para o bom funcionamento do Estado. Dentre estas tarefas, podemos citar a supervisão dos trabalhos nas colheitas, negociações comerciais, trâmite de itens importantes, negociações com civilizações vizinhas. Eram os contabilistas e fiscais do Estado.
Abaixo do Faraó, estavam os sacerdotes. Sua principal atribuição era organizar os cultos e as festividades religiosas, pois eram vistos como intermediários entre os deuses e o povo. A religião exercia um papel muito importante, visto que a manutenção do poder do Faraó estava fundamentada na crença de que este era a personificação do deus Hórus.
A sociedade no Antigo Egito era constituída ainda por soldados, mantidos pelo Estado com o objetivo de manter a ordem, artesãos, camponeses e escravos. Estes últimos eram considerados a classe mais baixa da população.
O Antigo Egito foi uma civilização extremamente próspera. O domínio das técnicas de agricultura, aliado a uma administração do Estado que visava a acumulação de riquezas, tornou esta região bastante desenvolvida economicamente.
A arte no Antigo Egito foi o maior expoente da sua cultura. Suas figuras representavam os deuses egípcios, as lendas de suas origens, mas também cenas cotidianas do povo. Nos murais e vasos, as figuras humanas ou de deuses sempre eram retratadas com o dorso virado para frente, a cabeça de perfil e as mãos e os braços a executar alguma ação que indicasse o modo de vida do personagem retratado. Não havia a noção de perspectiva ou de profundidade de campo.
O Antigo Egito teve fim após um período de sucessivas invasões estrangeiras. Por fim, em 31 a. C., então sob a chefia de Cleópatra VII, esta civilização foi derrotada pelo Império Romano. Porém, o Antigo Egito permanece como uma das civilizações mais estudadas por cientistas, pois seu legado no campo das artes, matemática e técnicas de plantio e uso do solo, refletem até os dias de hoje.