História, perguntado por bb08, 10 meses atrás

Fale sobre os movimentos de oposição do governo ditatorial militar no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
6
Olá.



A ditadura militar trouxe diversas opiniões contrárias sobre as atitudes dos comandantes da época, e os principais movimentos de oposição são: estudantis, sindicais, ligas camponesas e a luta armada.

O movimento estudantil foi formado por alunos das organizações UNE (União Nacional dos Estudantes) UBEs (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Esta oposição não era bem vista pelos militares, pelas constantes pressões dos alunos para que o país mudasse. Para os governantes, eles eram apenas baderneiros.

O movimento sindical é destacado como oposição por meio das greves de metalúrgicos  de 1968 que ocorreram em Osasco, em São Paulo, e na cidade de Contagem, em Minas Gerais. A greve começou apenas com esta categoria, depois se espalhou para jornalistas, escritores, médicos, etc.

A oposição à ditadura também apareceu na àrea rural. As ligas camponesas foram formadas no Nordeste, onde os camponeses realizaram uma greve no dia 15 de maio de 1984 para reivindicar algumas melhorias como salário.

A luta armada foi um movimento opositor liderada pela maioria da esquerda. Para libertar os presos políticos desta época, várias organizações utilizaram de estratégia assaltos a bancos para servir como uma espécie de troca.

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes