Fale sobre os mitos, os valores, a organização, as experiências e os deuses sobre a religião wicca
Soluções para a tarefa
Resposta:
*Sobre a religião
Wicca é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa Ocidental, que defendem a existência do poder sobrenatural como magia. A Wicca, também chamada de “A Arte”, prega o amor, a alegria e é considerada uma religião xamânica, porque defende a existência de mundos paralelos ao nosso e possíveis contatos com seres que pertencem a eles. Valoriza a natureza e acredita que pertencemos a ela, diferente da concepção de que Deus criou a natureza para ser dominada e explorada pelo homem. A mulher possui um papel de destaque na bruxaria, como mãe ela representa a personificação da Grande Mãe Natureza. Conheça a origem, conceitos, crenças e práticas desta religião.
Um mito:
Os Wicca seguem a uma bíblia preta?
Os wiccanos não seguem bíblia alguma. O que de fato existe é o Livro das Sombras, que os seguidores da religião escrevem para si mesmos. Como existe uma hierarquia fundamentada em mestres e alunos, alguns mestres chegam a passar os seus próprios livros para os pupilos, como uma forma de referência para os wiccanos mais jovens. Ele não é obrigatório, entretanto. Cada seguidor o usa como bem entender, quase como um diário onde são escritas as experiências vivenciadas por eles.
Deuses:
Deusa Mãe - incriada e criadora, sempre existiu. Seu estado feminino permite encarnar as três condições da vida humana: virgindade (inocência), mãe (plenitude), anciã (sabedoria). Representada pela lua, sua adoração inclui a exaltação da fertilidade e do saber da cura e do cuidado.
Cerunos - também conhecido como o deus Cornífero é o esposo da deusa mãe. Um deus que nasce, morre e renasce, assim como a própria vida, as plantas, estações do ano, etc. Associado à virilidade e à masculinidade foi identificado erroneamente pelos cristãos como o diabo.
Crenças:
A Wicca é uma religião que acredita na existência de dois deuses: um masculino chamado de Cernunnos ou Cerunos e outro feminino, a Deusa Mãe.