História, perguntado por lEllenAlmeida, 1 ano atrás

Fale sobre os jesuítas e as Missões

Soluções para a tarefa

Respondido por Chamilly
12
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
Respondido por lannyy1
5
Missões jesuíticas na América

Por Felipe Araújo História

As missões jesuíticas na América foram realizadas por padres da Ordem jesuíta no intuito de evangelizar e civilizar os nativos do Novo Mundo, terras descobertas pelos colonizadores europeus. Conhecidas também pelo nome de reduções, estas missões eram organizadas em aldeamentos de índios que ficavam sob administração dos religiosos.

Entre os principais objetivos das missões jesuíticas na América, estava o de delinear uma sociedade com semelhantes qualidades da europeia, mas eliminando as suas características ruins. As missões podiam ser encontradas em diversas partes do território das colônias e, na opinião de alguns estudiosos, formavam um conjunto das mais observáveis e utópicas organizações da história.

No intuito de iniciar uma aproximação com os nativos, os religiosos das missões jesuíticas na América aprenderam as línguas dos aborígenes e criaram técnicas que facilitassem o convívio. Com isso, acabaram por organizar povos e até mesmo abrigar os indígenas. As missões apresentavam características como: regime comunitário, autossuficiência e infraestruturas cultural, administrativa e econômica completas. Muitos nativos, após serem doutrinados pelos jesuítas, começaram a se comportar de acordo com os costumes europeus.

Perguntas interessantes