Artes, perguntado por biaahleao05, 4 meses atrás

Fale sobre os escritores infantis e suas obras.​

Soluções para a tarefa

Respondido por obrurradasrespostas
3

Resposta: Monteiro Lobato foi um escritor e editor brasileiro pré-modernista. Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é O Sítio do Picapau Amarelo, composta de 23 volumes.

Explicação:

Respondido por rosi1223
1

Resposta:

Ana Maria Machado

Ana Maria Machado é escritora e jornalista, e foi a primeira autora de literatura infantil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro livro de literatura infantil publicado foi “Bento que Bento é o Frade”, lançado em 1977. Com o sucesso da obra, nunca mais parou de escrever. Tem mais de cem livros publicados, com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas. Recebeu dezenas de prêmios, entre eles, 3 Prêmios Jabuti, o mais tradicional da literatura brasileira.

Dica de livro: Menina Bonita do Laço de Fita, lançado em 1986, conta a história de uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela e tenta descobrir o seu segredo.

Edimilson de Almeida Pereira

Natural de Juiz de Fora (MG), Edimilson de Almeida Pereira é poeta, professor universitário e um dos mais premiados autores da literatura brasileira, com textos traduzidos e publicados na Inglaterra, Itália, Espanha, França, Portugal, Alemanha e Estados Unidos. Entre seus títulos para o público infantil estão: Poemas para Ler com Palmas, Histórias Trazidas por um Cavalo-marinho e Os Reizinhos de Congo.

Dica de livro: O Primeiro Menino usa recursos poéticos da palavra e da imagem para conduzir os leitores por um enigma que se esconde no começo de todas as coisas. Livro de perguntas e respostas, é também um convite para o uso da imaginação como força libertadora para os leitores de todas as idades.

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa é um dos mais famosos cartunistas do Brasil, membro da Academia Paulista de Letras e, é claro, criador da Turma da Mônica, que já estimulou várias gerações de crianças a criarem o hábito da leitura através das histórias em quadrinhos.

Desde pequeno, Mauricio gostava de desenhar e fazia ilustrações e cartazes para rádios e jornais. O cachorro Bidu foi o primeiro personagem publicado no jornal Folha da Manhã, em 1959. Desde então, sua grande fonte de inspiração para criar os personagens da Turma da Mônica veio de sua própria família. Pai de nove filhos, se inspirou neles para criar personagens como Mônica, Magali, Nimbus, Do Contra e Marina.

Dica de livro: Uma Aventura no Limoeiro, o livro personalizado da Turma da Mônica lançado pela Dentro da História. Neste livro qualquer criança pode criar seu próprio personagem e fazer parte de uma aventura com a turminha. O best-seller é o livro mais vendido da história da Turma da Mônica.

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato é conhecido como o pai da literatura infantil no Brasil, por ter sido um dos primeiros a desenvolver um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado.  

Sua obra mais famosa é o “Sítio do Picapau Amarelo”, composta por 23 volumes das aventuras com personagens icônicos como a boneca Emília, o sabugo Visconde de Sabugosa, a Dona Benta e seus netos, Pedrinho e Narizinho.

Dica de Livro: As Caçadas de Pedrinho, versão personalizada do clássico do Sítio do Picapau Amarelo. Adaptado do texto original, esse livro permite que a criança faça parte do universo de Monteiro Lobato, sendo uma forma interativa de incentivar a leitura e o contato com a obra clássica da literatura brasileira.

Ruth Rocha

Uma das mais famosas escritoras brasileiras de livros infantis, Ruth Rocha é membro da Academia Paulista de Letras e vencedora do Prêmio Jabuti. Em mais de cinquenta anos dedicados à literatura, a escritora tem mais duzentos títulos publicados e já foi traduzida para vinte e cinco idiomas. Também fez a tradução de inúmeros títulos infanto-juvenis, entre eles a adaptação da obra Ilíada e a Odisseia, de Homero.

Defensora dos direitos das crianças, criou em parceria com Otavio Roth a adaptação infantil da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que teve lançamento na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York, em 1988.

Dica de livro: Marcelo, Marmelo, Martelo, lançado em 1976, é um clássico da literatura infantojuvenil brasileira. Muitas gerações leram a história do esperto menino Marcelo que inventava palavras, indispensável para as crianças conhecerem a obra de Ruth Rocha.

Ziraldo

Cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro: Ziraldo é muitos em um só. Foi um dos fundadores da revista humorística “O Pasquim” durante a ditadura militar, mas na literatura infantil o destaque de sua carreira é a criação do personagem Menino Maluquinho.  

Em 1980 foi lançado o livro com seu nome: “O Menino Maluquinho”, que fez parte da infância de muitos brasileiros já teve mais de 2 milhões de exemplares vendidos. Serviu de inspiração para peças de teatro, filme, quadrinhos e seriado de TV.

Dica de livro: O Show de Talentos do Menino Maluquinho é a último lançamento do personagem de Ziraldo, em versão personalizada que permite que as crianças sejam protagonistas da história ao lado do famoso garoto da panela na cabeça.

Perguntas interessantes