fale sobre os agentes internos e externos:
Soluções para a tarefa
Os desnivelamentos que ocorrem na crosta são o resultado de lentas mudanças, que duram milhares, às vezes milhões de anos, salvo quando ocorrem manifestações internas da crosta, como os terremotos e o vulcanismo. O relevo apresenta uma gama enorme de formas topográficas, como planícies, planaltos, montanhas e depressões.
O relevo resulta da atuação de dois grupos de forças que atuam sucessiva e simultaneamente, denominados agentes do relevo, que correspondem às forças endógenas ou agentes internos, capazes de criar o relevo, sendo, portanto, forças construtoras, como o tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos; e as forças exógenas ou agentes externos, que modificam e modelam o relevo, como, por exemplo, os diversos tipos de erosão: fluvial, eólica, glacial, marinha e pluvial.
Agentes internos de formação do relevo (forças endógenas)
Denominam-se agentes internos as forças que ocorrem dentro da crosta ou vindas do manto e com origem variada: correntes convectivas do magma, pressão do manto, contração da crosta, devido ao seu resfriamento e deslocamento dos blocos continentais. Os principais agentes internos são o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.
Resposta:
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).