Fale sobre os agentes causadores de doenças, características gerais, informações importantes e etc...
Soluções para a tarefa
2- Fungos: Três tipos de doenças humanas estão associados a elementos fúngicos: alergias, intoxicações e infecções.
3- Vírus: são parasitas intracelulares que podem ser encontrados dentro de células, em fluidos biológicos de organismos vivos, e no meio ambiente. Podem infectar animais, plantas e até bactérias. Podem causar doenças respiratórias, diarreias, gastroenterites, herpes, hepatite virais, gripe, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Verrugas e condilomas (causados pelo papilomavírus), sarampo, caxumba, poliomielite, varíola, raiva, rubéola e dengue.
4- Parasitas: são seres vivos que dependem de outros indivíduos, eventualmente o homem, para se desenvolverem e sobreviver. Os parasitas responsáveis pelas principais parasitoses humanas são os protozoários, os platelmintos e os nematelmintos. São agentes causadores, por exemplo, da doença de chagas, Leishmanioses, Tricomoníase e Giardíase, Amebíase, Toxoplasmose, Esquistossomose, Teníase, Cisticercose, Ascaridíase, entre outras.
2- Vírus. Ainda menor do que bactérias, vírus causam uma infinidade de doenças, desde o resfriado comum até a AIDS.
3- Fungos. Muitas doenças de pele, como dermatofitose e pé de atleta, são causadas por fungos. Outros tipos de fungos podem infectar os pulmões ou sistema nervoso.
4- Parasitas. A malária é causada por um parasita minúsculo que é transmitido por uma picada de mosquito. Outros parasitas podem ser transmitidas aos seres humanos de fezes de animais.
Contato direto
Uma maneira fácil de pegar doenças infecciosas é entrar em contato com uma pessoa ou animal que tem a infecção. Três formas de doenças infecciosas podem ser transmitidas através do contato direto são:
- Pessoa para pessoa. Uma maneira comum de doenças infecciosas espalhar é através da transferência direta de bactérias, vírus ou outros germes de uma pessoa para outra. Isso pode ocorrer quando um indivíduo com a bactéria ou vírus toca, tosse na ou beija alguém que não está infectado.
Esses germes podem também propagar-se através da troca de fluidos corporais de contato sexual ou transfusão de sangue. A pessoa que passa o germe pode não ter sintomas da doença, mas pode ser simplesmente um portador.
- Animal a pessoa. Ser mordido ou arranhado por um animal infectado, até mesmo um animal de estimação, pode deixá-lo doente e, em circunstâncias extremas, pode ser fatal. Tratamento de resíduos animais pode ser perigoso, também. Por exemplo, você pode adquirir uma infecção toxoplasmose por escavar caixa de areia do seu gato.
- Mãe para o feto. Uma mulher grávida pode passar germes que causam doenças infecciosas para o feto. Alguns germes podem passar através da placenta. Germes na vagina podem ser transmitidos ao bebê durante o parto.