História, perguntado por Ritaw, 1 ano atrás

Fale sobre o renascimento sumério (sem copiar da Internet)

Soluções para a tarefa

Respondido por GiuliaDelacour
6
Olá!

Renascimento sumério

O enfraquecimento do Império Acadiano favoreceu um breve renascimento de algumas cidades sumérias. Por volta de 2100 a.C., uma dinastia proveniente da cidade suméria de Ur, cujo soberano era Ur-Nammur, pós fim ao domínio dos gútios, reunificou a região e fundou a Terceira Dinastia de Ur. Entre as grandes construgées do periodo constam os zigurates nas cidades de Ur, Eridu, Uruk e Nippur.

O núcleo do império era formado per 33 cidades-Estado da Suméria e Acade. Civis (pertencentes a familia real) e chefes militares, nomeados diretamente pelo rei, governavam estas cidades, que mensalmente pagavam tributes. Outros povoados da região ao norte e a leste estavam sob controle de militares, que tinham de pagar um tributo anual. O rei de Ur ainda mantinha aliança com outras cidades-Estado através de casamentos ou tratados. As terras e rendimentos dos templos passaram a ser administrados diretamente pelo rei.

Com o declínio da dinastia de Ur. a Baixa Mesopotâmia voltou a ser o palco de invasões e disputas pelo seu controle. Povos semitas vindos da região ocidental do vale se instalaram na Baixa Mesopotâmia, constituindo cidades-Estado. No decon'er de disputas pela hegemonia. destacaram-se primeiramente Isin. depois Larsa e, finalmente, a Babilônia.

Perguntas interessantes