História, perguntado por juniorbriti, 10 meses atrás

fale sobre o poder do coronel e seu controle sobre as eleições exemplificando

Soluções para a tarefa

Respondido por bialina2008p3p0uy
0
Os coronéis, referentes ao coronelismo, eram, na verdade, grandes proprietários de terra, até mesmo comerciantes. Exerciam grande influência sobre as camadas mais baixas da população, entre os representantes do poder Judiciário e as forças policiais da região. Tudo isso por meio de trocas de favores, mais conhecidas como clientelismo.
Esses "coronéis" controlavam as eleições por meio dos "currais eleitorais". Eles obrigavam as pessoas sob seu comando a votar nos candidatos de seu interesse. Na época o voto não era secreto, portanto o eleitor votava sob as vistas das pessoas, muitas vezes ameaçados, pois tinham alguma relação com o Coronel e dependiam de seus favores.
Vou dar um exemplo. Vamos supor que na sua escola tenha uma votação para decidir qual professor merece ganhar um prêmio. Você precisa urgentemente de pontos na matéria de historia. A votação é aberta, ou seja, todos saberão do seu voto. Obviamente vc vai votar no professor de história, mas se as eleições fossem secretas, a situação seria diferente, certo?
Respondido por CabralGilson
0

Por meio de um grande arranjo que ficou conhecido como Política dos governadores , na qual os chefes políticos locais (coronéis) se comprometiam a influenciar as eleições legislativas para garantir a escolha de candidatos alinhados ao interesses do Executivo federal. Em troca , da não interferiria na condução dos assuntos da política estadual. Esse controle era exercido por meio de práticas clientelistas, como a distribuição de gêneros de primeira necessidade e dinheiro e promoção do desenvolvimento local em troca de apoio eleitoral. Essa forma de controle dos votos ficou conhecida como voto de cabresto.

Perguntas interessantes