História, perguntado por anrielle, 11 meses atrás

fale sobre o governo provisório de Getulio Vargas.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielbalbino8
23
Governo provisório (1930 - 1934)

O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).

Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.

Esta medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembléia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.

Mesmo derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.

A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.


anrielle: obrigado
gabrielbalbino8: Por nada ! se poder dar <3
Guhsttavosouza: Ótima Resposta foi de grande ajuda
Respondido por anacristinaaguiar004
2

O Governo Provisório é o nome dado ao período inicial em que Getúlio Vargas governou o país, de 1930 a 1934, sendo esse governo resultado de um Golpe de Estado que foi uma resposta às fraudes nas eleições promovidas pelas oligarquias paulistas.

O Governo Provisório de Vargas deu fim à política do café com leite e ao Brasil atrasado e agrário que as elites desejavam manter, visto que elas temiam a industrialização, e foi exatamente isso que Vargas promoveu.

Perguntas interessantes