fale sobre o crossfit
Soluções para a tarefa
Resposta:
CROSSFIT
Explicação:
O INÍCIO DO CROSSFIT
O CrossFit foi criado em 2000 pelo ex-ginasta Greg Glassman.
A história de Greg com os esportes começa cedo. Quando criança, teve poliomielite e usou a ginástica para recuperar sua força. Com pouco tempo, se torna ginasta competitivo.
Como muitos atletas jovens, Greg queria ser mais forte. Então descobriu que se usasse halteres e uma barra, ele poderia ser mais forte que os atletas que só usavam o peso do corpo para se exercitar. Como também pedalava, sabia que possuía outra vantagem: por mais que um atleta pudesse ser melhor que ele em uma dessas atividades, dificilmente seria melhor quando considerado o desempenho total nas três (bicicleta, levantamento de peso e ginástica).
E são estes dois aspectos da vida de Greg, a busca por saúde e por uma capacidade física o mais completa possível, que são fundamentais para entender a metodologia do CrossFit.
ESPORTE BASEADO EM UMA METODOLOGIA DE FITNESS
Desde o início, a preparação completa do corpo era uma preocupação de Glassman. Assim, a estratégia do CrossFit é focar no desenvolvimento das habilidades físicas gerais, a partir de um treino dinâmico e funcional.
Com uma definição de Fitness elaborada a partir de evidências científicas, o CrossFit promove o conceito de saúde total com treinos que desenvolvem todas as aptidões básicas do corpo e preparam os alunos para realizar qualquer tipo de atividade física, por meio de exercícios que permitem um uso equilibrado das energias do corpo.
A angústia do atleta que pedalava, levantava peso e fazia ginástica para poder ter o condicionamento físico mais completo possível é finalmente resolvida com esse esporte, que promove uma preparação completa, a partir da incorporação de movimentos de diferentes esportes e com diferentes níveis de intensidade e velocidade.
WORK OUT OF THE DAY (WOD)
Além de ser um esporte dinâmico e recomendado para todas as idades (a partir de 3 anos), o CrossFit possui outro diferencial: é tanto para pessoas que querem apenas desenvolver as habilidades físicas básicas do corpo de maneira completa e eficiente, como para atletas que estão se preparando para uma competição
Os exercícios de alta intensidade e curta duração do WOD cumprem este papel de forçar o praticante a desempenhar o seu melhor, como se estivesse em uma competição de verdade. E isto, além de treinar o físico, prepara o emocional.
Como um ex-atleta competitivo, Greg Glassman sabe como é importante parecer forte diante dos juízes ao ver seus pontos serem subtraídos, após uma rotina intensa de exercícios. Com o WOD, os atletas podem experimentar esses mesmos sentimentos.
Os WODs no CrossFit são formados por inúmeras palavras, siglas e nomes de exercícios, muitas vezes em inglês. O praticante de CrossFit acaba desenvolvendo uma linguagem própria com o tempo.
O SUCESSO DO CROSSFIT
O negócio de Glassman deu tão certo que, em 2005, o CrossFit já possuía 13 afiliados. Em 2012, já havia passado da marca dos 3.000. Em 2014, da marca dos 10.000. E em 2018, já são cerca de 14.000.
Este esporte é reconhecidamente um fenômeno do mundo fitness e tem despertado a curiosidade e interesse de investidores e atletas, tanto por sua metodologia eficaz de exercício, quanto por seu modelo de negócio.
E o sucesso não é à toa: com uma metodologia cientificamente verificável, o CrossFit promove resultados claros e mensuráveis á seus atletas. E não interessa se você quer apenas voltar a se exercitar ou treinar para uma competição: o CrossFit é para todos!
SIGLAS E DEFINIÇÕES DO CROSSFIT
AMRAP (As Many Rounds As Possible) - É referente a quantos rounds ou repetições possíveis de uma sequência no tempo determinado do WOD.
EMOM (Every Minute On the Minute) - Nada mais é do que executar uma sequência de exercícios dentro do minuto e descansar no restante do tempo.
RFT (Rounds For Time) - Significa fazer um determinado número de rounds ou séries no menor tempo possível
Burpee - É o salto com flexão no chão. Inicia-se de pé, faz o agachamento com os braços esticados à frente, seguido de uma extensão de pernas até à posição de prancha. Depois, faz uma flexão de braços, retorna para o agachamento e depois à posição de pé, com os braços em extensão.
LPO - É o levantamento de peso olímpico, uma das modalidades esportivas presentes no crossfit e que também faz parte do quadro olímpico.