Fale sobre o contexto histórico da semana de arte moderna :
Soluções para a tarefa
Contexto histórico:
A Semana de arte moderna de 1922, foi um evento cultural que reuniu diversos tipos de arte como pinturas, poesias, esculturas, danças, entre outras. Essas exposições durante a semana marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.
A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida como Café com Leite.
Além disso, nessa época era comum que pessoas com maior poder aquisitivo fossem estudar na Europa, e isso aconteceu com nomes brasileiros conhecidos como Oswald de Andrade e Anita Malfatti. Ambos trouxeram ao Brasil uma nova concepção de arte, influenciando assim, para a criação do evento da Semana de Arte Moderna.
A semana da arte Moderna representa a busca de uma representação cultural genuinamente brasileira.
Naquela época, a cultura brasileira era fortemente influenciada pelo o que chamamos de anglicismos (influência da Inglaterra) e o francesismos (influência da França) – que já havia acabado porque se tratava de um momento pós-Primeira Guerra Mundial.
A semana de 22 aconteceu Teatro Municipal de São Paulo com intuito justamente de mostrar a cultura brasileira buscando a raiz dessa cultura das mais variadas formas de expressões: pintura, escultura, literatura, poesia e música.