Fale sobre Mendel e a teoria das ervilhas
Soluções para a tarefa
Foi Mendel quem nos apresentou a essa história. Mendel trabalhou com ervilhas de cheiro que tinham vantagens: de fácil cultivo, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes. Além disso, as ervilhas tinham características de fácil comparação e Mendel separou cada característica para estuda-las – isso foi uma das grandes sacadas dele.
Mendel auto polinizou essas ervilhas e obteve linhagens puras, quer dizer: Plantas que só produziam sementes amarelas e outras que só produziam, verdes. Cruzou essa primeira geração ( Geração P). Obtendo somente sementes amarelas ( F1) e depois cruzou novamente essas plantas da geração F1 e obteve 3/4 das plantas com sementes amarela e 1/4 com sementes verdes.
E agora? Como explicar isso ?
Com esse experimento, Mendel pensou na 1a Lei da Hereditariedade ( conhecida pela 1a Lei de Mendel). Que diz o seguinte:
• As características hereditárias são determinadas por fatores herdados dos pais e das mães na mesma proporção;
• Tais fatores se separam na formação dos gametas;
• Indivíduos de linhagens puras possuem todos seus gametas iguais, ao passo que híbridos produzirão dois tipos distintos, também na mesma proporção.
Agora sabemos que esses tais fatores são os Genes e que eles estão nas nossas células. Em células do nosso corpo, temos o conjunto inteiro de Genes ( Células Diploides). E nas células sexuais ( gametas ), encontramos a metade do conjunto ( Células Haploides)
Vamos voltar a ervilha? Imagine que a cor amarela seja a dominante, isto é: para a semente ser amarela tem que ser AA ou Aa. O Gene que dá a cor é representado por A ou a. Se a planta tem cor verde nas sementes temos uma planta com característica recessiva