Fale sobre essa manifestação do negro. Como surgiram as ABAYOMIS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. ... Conta-se que a origem das bonecas "se deu na época da escravidão, as mulheres negras faziam bonecas para as crianças, jovens, adultos.
Abayomi é o nome dado às bonecas de tecido negro, feitas sem cola, sem costura, sem olhos, sem estrutura interna e sem detalhes — apenas com nós, dobraduras e cortes — ou rasgos. O formato humano — tendo muito mais comumente a mulher como referência — é envolvido com tecidos coloridos que formam os seus vestidos, cintos e turbantes, fazendo, cada vez mais, sucesso no Brasil.
Resposta:
A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente. Não se deve confundir com Abaiomi, também iorubá, de significado diverso.No Brasil, além de nome próprio, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras.Conta-se que a origem das bonecas "se deu na época da escravidão, as mulheres negras faziam bonecas para as crianças, jovens, adultos. Elas as as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos". Contudo, temos de considerar os fatos. Primeiramente, os africanos trazidos às Américas em navios negreiros, como escravos, viajavam nus. Ainda que viessem vestidos, a possibilidade de as mulheres estarem usando saias de tecidos é inexistente. Muitos quadros e relatos dos navios negreiros relatam as condições em que viajavam esses seres humanos; para além disso, a história é tão recente que alguém que acreditasse nela deveria se perguntar "onde se escondeu esse fato por tantos séculos?" - isso, por si, desmente a lenda criada recentemente.