Geografia, perguntado por adrian743, 11 meses atrás

fale sobre Brasília.resumido​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por bernardo8851
23
  • A inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, é considerada um marco na história brasileira, tão importante quanto a Independência ou a Proclamação da República .
  • A criação da capital promoveu o desenvolvimento do interior do país e concentrou o poder político longe dos principais centros urbanos. Brasília foi erguida no meio do cerrado, em menos de quatro anos, a partir de uma concepção modernista de urbanismo e arquitetura.
  • A cidade foi o ápice do projeto desenvolvimentista do presidente Juscelino Kubitschek, conhecido pelo lema "Cinquenta anos em cinco"

Abrolhos: muito bom, continua assim!
bernardo8851: se quiser resumo mais
adrian743: precisa não assim Ta bom
bernardo8851: peguei de varias partes do meu livro
adrian743: obg
bernardo8851: ok!
adrian743: ksksks meu livro naum tem nada disso kksksk
Respondido por jimmysanches
15

Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960. A transferência da capital do país do Rio de Janeiro para Brasília levou desenvolvimento para o interior do território e concentrou o poder político longe dos centros urbanos da época. Brasília foi erguida no meio do cerrado, em menos de quatro anos, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Para ele, foi uma decisão estratégica fugir da instabilidade política do Rio de Janeiro, onde estaria sujeito a golpes. O projeto urbanista foi de autoria de Lucio Costa - e as edificações modernistas, do arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia de construir Brasília é antiga. José Bonifácio, o Patriarca da Independência,foi o primeiro a sugerir o nome para a nova capital do país, em 1823. A primeira constituição republicana, de 1891, previa a mudança da capital. Não se sabe exatamente quanto foi gasto na construção de Brasília. Estima-se o valor em US$ 1,5 bilhão que, corrigido, corresponderia a US$ 83 bilhões, seis vezes mais do que o previsto para as Olimpíadas do Rio de 2016. Os gastos geraram inflação e dívida externa.

Perguntas interessantes