Ed. Física, perguntado por biancakaseker30, 1 ano atrás

fale sobre as interrupções permitidas em uma partida de voleibol​

Soluções para a tarefa

Respondido por BRUNOFELIPE01
7

INTERRUPÇÕES PERMITIDAS NO VOLEIBOL

Uma interrupção é o tempo entre um rally completo e o apito do 1º árbitro autorizando o próximo saque. As únicas interrupções regulares no jogo são tempos de descanso e substituições.

Sequencia das interrupções regulares no jogo

Solicitação de um ou dois tempos e uma substituição para cada equipe podem suceder-se dentro da mesma interrupção. Contudo, uma equipe não está autorizada à requisitar substituições consecutivas durante a mesma interrupção. Dois ou mais jogadores podem ser substituídos dentro da mesma requisição. Deve haver um rally completo entre duas requisições de substituição feitas pela mesma equipe.

Requisição da interrupções regulares no jogo

Interrupções regulares do jogo podem ser solicitadas pelo técnico, ou na ausência deste, pelo capitão em jogo, e somente por eles.

É permitida a requisição de uma substituição antes do início de um set, devendo ser gravada na súmula do jogo como uma substituição regular naquele set.

Tempos de descanso e tempos técnicos

Requisições de tempo de descanso devem ser realizadas através do sinal manual oficial correspondente, durante o período em que a bola está fora de jogo e o apito do 1º árbitro autorizando o saque. Todos os tempos de descanso tem a duração de 30 segundos.

No set decisivo (5º set), não há “Tempos Técnicos”; somente dois tempos de 30 segundos de duração podem ser solicitados por cada equipe.

Durante todos os tempos, os jogadores em jogo devem ir para a zona livre, perto do seu banco.

Substituições

A substituição é o ato pelo qual um jogador, excetuando-se o Líbero e o jogador regular o qual tenha realizado a troca, após de ter sido registrado pelo apontador, entra no jogo para ocupar a posição de outro jogador que deve deixar a quadra neste momento.

Quando a substituição ocorre devido à lesão de um jogador em jogo, esta poderá ser acompanhada do sinal manual oficial executado pelo técnico ou pelo capitão em jogo.

Limites das substituições

Um jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, mas somente uma vez no set e para sua posição original na formação. Um jogador reserva pode entrar no jogo no lugar de um jogador da formação inicial, mas somente uma vez por set, e só pode ser substituído pelo mesmo jogador titular.

Substituição excepcional

Um jogador (exceto o Líbero) que não pode continuar jogando, devido à lesão ou mal-subito, deve ser legalmente substituído. Uma substituição excepcional significa que qualquer jogador que não está na quadra na hora da lesão, exceto o Líbero ou o jogador regular envolvido em sua troca, pode substituir o jogador lesionado no jogo. O jogador lesionado substituído não poderá a retornar à partida.

Uma substituição excepcional não pode ser contada, em nenhum hipótese, como uma substituição regular. Entretanto, na súmula, deverá ser incluída no total de substituições do set e da partida.

Substituição por expulsão ou desqualificação

Um jogador expulso ou desqualificado deve ser substituído através de uma substituição legal. Caso não seja possível, a equipe é declarada

incompleta.

RETARDAMENTOS

Tipos de retardamentos

Qualquer ação imprópria de uma equipe que atrase o reinício do jogo caracteriza um retardamento e inclui, dentre outras: Prolongar um interrupção regular; Prolongar uma interrupção após receber instruções para retomar o jogo; Requisitar uma substituição ilegal; Repetir uma solicitação indevida; Um membro da equipe retardar o andamento do jogo.

Sanções por retardamentos

Advertência e penalidade por retardamento são as sanções para a equipe. O primeiro retardamento na partida cometido por um membro da equipe é sancionado com uma “ADVERTÊNCIA POR RETARDAMENTO”. O segundo retardamento, assim como os subsequentes, de qualquer tipo, por qualquer jogador ou outro membro da mesma equipe na mesma partida, constitui(em) falta e é(são) punido(s) como uma “PENALIDADE POR RETARDAMENTO”: um ponto e o direito ao próximo saque para o adversário.

Sanções por retardo impostas antes ou entre sets são aplicadas no set seguinte.

InTervalos

Um intervalo é o tempo entre sets. Todos os intervalos duram três minutos. Durante este tempo, são efetuadas a troca de quadra e o registro da formação inicial das equipes na súmula.

O intervalo entre o segundo e o terceiro sets pode ser prolongado até 10 min pela autoridade competente ante solicitação do organizador.

Troca de quadras

Após cada set, as equipes trocam de quadra, exceto no set decisivo. No set decisivo, quando a equipe na liderança atinge 8 pontos, as equipes trocam de quadra, sem retardo, mantendo-se as posições em quadra no momento da troca.

Caso a troca não ocorra no momento em que a equipe na liderança alcance 8 pontos, deverá ocorrer tão logo o erro seja identificado. O placar no momento da troca permanece o mesmo.

Perguntas interessantes