fale sobre as habilidades do intraemprendedor
Soluções para a tarefa
Resposta:
O conceito de empreendedorismo é revisitado constantemente na realidade atual do mercado de trabalho. No entanto, uma atitude empreendedora não parte necessariamente da criação de um novo negócio. Esta é a essência do chamado intraempreendedorismo: a habilidade para inovar e trazer resultados à empresa como colaborador.
Portanto, se você é apaixonado pelo que faz e deseja assumir uma posição de liderança ainda maior para ajudar sua companhia a crescer, saiba que é totalmente possível concretizar esse objetivo.
Resposta:
Algumas habilidades indispensáveis para os intraempreendedores:
Modelo mental questionador: é preciso questionar o estado atual da empresa, utilizar a pergunta “e se?” com freqüência e estar sempre de olho em oportunidades de inovação e melhoria.
Ser mão na massa: como parte do espirito empreendedor, essas pessoas precisam agir para transformar ideias em negócios, com velocidade e poucos recursos.
Visão estratégica: o intraempreendedorismo requer uma maturidade empresarial, é preciso entender da estratégia da empresa ter visão de longo prazo, pois a todo momento o intraempreendedor precisará mostrar para a alta gestão que é a pessoa certa para desenvolver esse novo negócio e que sabe onde quer chegar.
Saber vender suas ideias: vender suas ideias para os diferentes stakeholders será um exercício diário do intraempreendedor, ele precisará brigar por recursos e aliados, por isso deverá ser um bom comunicador.
Liderança e gerenciamento de projeto: um intraempreendedor é também um líder e um gerente de projetos, ele precisa reunir essas duas habilidades para liderar equipes multidisciplinares em ambientes de grande incerteza e pressão por resultados.
Conhecer o mercado: essa é uma das missões mais complexas do intraempreendedor, pois não basta que ele conheça o mercado externo, entenda o momento econômico, as projeções, os hábitos de consumo de seu público-alvo e etc., ele também precisará entender o mercado interno, qual é a cultura da sua empresa, qual o seu jogo político, como as coisas funcionam e como ele deve agir para conquistar seus aliados.
Networking: todo empreendedor deve masterizar a sua habilidade de construir redes e se conectar com as pessoas, um intraempreendedor precisa dessa habilidade em dobro, para articular os interesses de todos os stakeholders importantes para o sucesso do seu projeto / startup.
100% de Disponibilidade: para assumir um projeto de intraempreendedorimos é preciso se afastar das suas funções atuais e se dedicar integralmente para o projeto. Tanto o intraempreendedor, quanto a sua gestão dentro da empresa, devem estar dispostos a dar esse passo.
Explicação: