História, perguntado por stefanisilva2375, 9 meses atrás

fale sobre as atrocidades cometidas pelos nazistas nos campos de concentração​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Explicação:

Nos campos de concentração, os prisioneiros (na grande maioria, judeus) foram sujeitos a todo tipo de maus-tratos e violência que se pode imaginar. Os prisioneiros eram colocados a uma carga de trabalho exaustiva e em tarefas que, em sua maioria, eram manuais. Os alojamentos que eram construídos e as roupas distribuídas aos prisioneiros tinham condições precárias.

Além disso, havia execuções sumárias por motivos banais, prisioneiros torturados até a morte, pessoas que morriam em decorrência de doenças contraídas pelas péssimas condições e, claro, aqueles que eram executados nas câmaras de gás.

Em Monowitz, os judeus eram levados para trabalhar e partiam cedo em marcha acelerada e em formação rígida. O trabalho exercido era quase sempre braçal e bastante exaustivo. Atividades como cavar fossos e descarregar carvão e sacos de cimento eram realizadas. O trabalho possuía apenas uma hora de pausa (para o almoço), ocorrendo de forma incessante no restante do dia.

As condições de higiene eram as piores possíveis. Nas aparências, o campo de concentração possuía certa organização imposta pelos nazistas, mas nos detalhes viam-se toda a sujeira e os maus-tratos dispensados aos judeus. Em outubro, os judeus recebiam roupas de inverno e podiam permanecer com elas até abril. Depois as peças de frio eram tomadas independentemente se ainda estivesse frio ou não.

Os judeus recebiam uma peça de roupa íntima e um par de meias. Muitas peças eram produzidas de talitot, o manto sagrado usado pelos judeus nas orações. Isso era feito propositalmente como forma de zombar dos judeus. Além disso, era função dos prisioneiros realizar o conserto da própria roupa, pois os alemães não repunham as peças danificadas.

Os alojamentos, em geral, eram abarrotados de pessoas e, para dormir, eram disponibilizados cobertores sujos, muitos estragados e incapazes de proteger do frio. Nas camas (beliches), Primo Levi fala que havia percevejos e pulgas aos montes. Somente os piolhos eram tratados da maneira adequada para evitar a propagação de doenças.

Os prisioneiros acabavam sendo vítimas de todo tipo de doenças, maus-tratos, pouca higiene e má alimentação. Na questão da alimentação, Primo Levi narra que na massa de pão era encontrada até serragem de madeira, tamanha a má qualidade dos alimentos. Eram distribuídas também pequenas doses de margarina e uma sopa na janta. A água não era potável.

Os prisioneiros com uma alimentação pobre manifestavam diferentes tipos de infecções, e escoriações simples acabavam tornando-se problemas graves. A falta de vitaminas também causava uma série de doenças. Não são citados casos clínicos específicos.

A má alimentação também causava surtos frequentes de diarreia, úlceras, além de outros casos, como apendicite. Doenças do estômago e do intestino estavam muito relacionadas também ao fato de muitos prisioneiros comerem alimentos estragados como forma de diminuir a fome.

O frio também era o causador de muitas doenças. Bronquite e pneumonia eram as mais comuns e, naturalmente, mais frequentes durante o inverno (apesar de casos serem registrados durante todo o ano). Prisioneiros que tivessem seus membros congelados durante a jornada de trabalho eram diretamente encaminhados para amputação.

Existiam diversos outros tipos de doenças também relacionadas às duras condições de trabalho, mas a maioria dos casos estava relacionada a acidentes de trabalho. Primo Levi menciona que pessoas que contraíssem sífilis, tuberculose e malária eram rapidamente enviadas para Birkenau (parte do complexo de Auschwitz) e encaminhadas para a câmara de gás.


Usuário anônimo: Se puder dar como melhor resposta, serei eternamente grato :)
stefanisilva2375: muito obrigadooo, ajudou demais hein ❤
Perguntas interessantes