História, perguntado por fmiriam879, 9 meses atrás

Fale sobre a revolta do maneta

Soluções para a tarefa

Respondido por katrinesoares60
0

Resposta:DOIS MOTINS TIVERAM LUGAR NA CIDADE DE SALVADOR, na Bahia, no ano de 1711. A eles foi dado o nome de Revolta do Maneta, em homenagem a um de seus líderes, o mercador João de Figueiredo da Costa, conhecido como “o Maneta”.

O primeiro motim ocorreu em 17 de outubro de 1711. A sessão da Câmara da cidade de Salvador foi interrompida pela invasão de um grupo que, certo de que novos impostos seriam estabelecidos, exigia do novo governador, Pedro de Vasconcelos e Souza, o cancelamento do tributo sobre os escravos e mercadorias importadas, além da redução do preço do sal. De fato, Carta Régia de fevereiro do mesmo ano aprovara as novas medidas fiscais e confirmava a fixação de um preço maior para a venda do sal.

Dois dias depois, reuniu-se na praça do palácio uma multidão comanda pelo juiz do povo que recusava os novos impostos. Após tentativas de negociação, um grupo composto por soldados e oficiais, liderados pelo “mercador” João de Figueiredo da Costa, saqueou a residência de Manuel Dias Figueiras, contratador do sal, e de outros homens de negócios. Depois de destruírem também os depósitos de sal, os amotinados retornaram à praça e assistiram a uma procissão.

O juiz do povo negociou com o governador a suspensão dos impostos, a manutenção do preço do sal na faixa anterior e o perdão dos envolvidos. Pedro de Vasconcelos e Souza concordou e logo emitiu ordens para a suspensão dos impostos, dispersando, então, a população.

Explicação:

Neste mesmo ano, na tarde de 2 de dezembro, a cidade de Salvador foi palco de outro tumulto. Desta vez, a multidão reunida exigia que o governador enviasse uma armada para combater a presença francesa no Rio de Janeiro. No dia seguinte, um delegado foi nomeado para negociar com o governador e os acertos incluíam uma finta, espécie tributo, para custeio da empresa. Contudo, neste mesmo dia, chegou a notícia do fim da ocupação francesa no Rio e as providências foram desfeitas. Neste segundo motim, vários acusados de implicação foram presos, dentre eles o juiz do povo, Cristóvão de Sá, e o delegado escolhido, Domingos Vaz Ferreira. Já no início do ano seguinte, 1712, foram iniciadas devassas e punições severas foram impostas aos implicados.

Contudo, o parecer do Conselho Ultramarino condenava a conduta do governador, recomendava sua substituição e reiterava ser necessária a cobrança dos impostos. Assim, seguindo tais recomendações, Carta Régia de 31 de março de 1713 concedia o perdão régio ao segundo motim, condicionado à aceitação dos novos tributos, adiados até 1717.

Respondido por gustavo7067
0

Motins do Maneta. Os Motins do Maneta foram duas sublevações ocorridas no Brasil Colônia em Salvador contra o monopólio da comercialização do sal e aumento de impostos, ocorridos, respectivamente, em: 19 de outubro de 1711 - primeiro motim; 2 de dezembro deste mesmo ano - segundo motim.

Perguntas interessantes