Filosofia, perguntado por mellobrunolopes, 10 meses atrás

Fale sobre a relação de desenvolvimento filosófico entre a “Guerra do Peloponeso”, o reinado de Felipe II e a atuação de Alexandre, o Grande.

Soluções para a tarefa

Respondido por daviceg123
0

Resposta:

A figura de Alexandre Magno (356 a.C. - 323 a.C.), ou Alexandre, o Grande, é uma das mais espetaculares da história humana. Alexandre é considerado por grande parte dos historiadores como um dos maiores estrategistas militares do mundo antigo e o edificador de um dos maiores impérios que o mundo já viu. Alexandre era filho do rei Felipe II, da Macedônia, um reino que ficava ao norte de Tebas; teve como preceptor o filósofo Aristóteles e foi um grande admirador de civilizações orientais, em especial dos persas, com os quais travou suas batalhas mais importantes.

Para compreender a história de Alexandre, deve-se ter em mente a ascensão de seu pai ao controle hegemônico da Grécia Antiga. Após a Guerra do Peloponeso, ocorrida no século IV a.C., houve uma breve hegemonia da cidade-estado Esparta sobre as demais cidades-estado da Hélade (região hoje conhecida como a Grécia), como Atenas e Tebas. Depois, Tebas conseguiu suceder Esparta e manter-se na supremacia, mas também por pouco tempo. O fato é que, após a guerra, havia um expressivo desgaste nas cidades que se envolveram. Essa situação de instabilidade favoreceu o projeto de Felipe II de expandir o domínio macedônico por todas as cidades helênicas.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes