fale sobre a linguagem na história
Soluções para a tarefa
Resposta:
A linguagem é a expressão de tudo aquilo que pensamos e sentimos, é através do órgão língua, que nos comunicamos e falamos nossas ideias e desejos. O homem é o único ser social que usa a língua como expressão do que sente, todos os animais sejam racionais ou não, usa a linguagem para se comunicar, seja por gestos, instinto, código, idioma, fala, expressão verbal ou não verbal, oralidade e até me libras.
A primeira escrita começou na arte das cavernas e depois se criou o alfabeto dos sumérios que eram ícones que simbolizavam uma ideia é como se fossem os ideogramas dos japoneses e chineses, em que uma imagem diz quase uma frase inteira, mas os egípcios já utilizam de código escrito para se comunicar, mas quem detinha essa arte de escrever eram somente os escribas, que faziam parte do poder temporal, eles utilizam a escrita principalmente para escrever a cheias do Nilo e secas temporárias que aconteciam durante o ano. O calendário era diferente do de hoje, no ocidente e anotavam como se fazer a colheita os preparativos, e assim despertavam para uma escrita. No caso dos sumérios, a escrita era em forma de cunha, em argila, e por isso chamavam de escrita cuneiforme.
A ciência que estuda a linguagem é a linguística, surgiu em 1920 por Saussure um suíço que criou o curso de linguística geral em 1916. “Ferdinand de Saussure (Curso de Linguística geral, 1916) opôs nitidamente a língua (langue) e a fala (parole): a língua é um sistema inscrito na memória comum, que permite produzir e compreender a infinidade dos enunciados; a fala é o conjunto dos enunciados efetivamente produzidos.” (MARTIM, 2003, p.54). Uma nova ciência que se preocupava com a fala e a língua que são dois itens bem distintos, a língua é anterior à fala, ela é concreta e a língua é social e externa, ou seja, só existe entre os homens em sociedade. Na mesma época que surgiu linguística, surgiu á semiótica, com Pierce, da década de 20 com os estudos sobre o signo linguístico, em que deu dois conceitos para ao signo, ou seja, o significado que é o conceito e o significante que é a imagem acústica. O signo, segundo Saussure, é arbitrário, ou seja, ele existe para cada situação ele pode variar de acordo com seu conceito, por exemplo, a palavra casa ela tem seu conceito variando de acordo com cada idioma em inglês house, em italiano casa, em espanhol hogar, e assim por diante.