Fale sobre a influência indigena na cultura Goiana na parte dos costumes
Soluções para a tarefa
A cultura brasileira resulta de uma síntese de influências étnico-raciais, sendo não perfeitamente homogênea, mas sim um mosaico de diferentes vertentes culturais. Sendo assim, podemos considerar os alcances de raízes lusitana, indígena e negra, as quais deixaram suas marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato e das festas populares. As regiões brasileiras receberam maior ou menor “grau” dessa variedade cultural: por exemplo, os estados da região Norte receberam fortes influências indígenas, enquanto diversas localidades da região Nordeste tiveram suas formações culturais baseadas na dinâmica africana e, outras, como o que ocorre no Sertão nordestino, tiveram suas constituições culturais resultantes de uma histórica mescla de características lusitanas e indígenas, com menor participação africana. No Sul do Brasil, as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na língua, culinária, música e outros aspectos. Grupos étnicos como árabes, espanhóis, poloneses e japoneses contribuíram também para as formações culturais brasileiras, embora de forma mais limitada.
Em Goiás não foi diferente, ou seja, as vertentes culturais goianas resultam da história do homem no Planalto Central, desde a chegada de seus primeiros habitantes, os indígenas, perpassando pela colonização por portugueses e seus descendentes paulistas, pela atuação de indígenas e africanos escravizados e pela consolidação da chamada cultura caipira.
A historiografia goiana nos conta que, após a febre pelo ouro, a sociedade goiana passa a ser constituída por negros escravizados e forros, por decadentes exploradores de ouro, por portugueses e seus descendentes, muitos desses enviados para exercer cargos políticos e religiosos e, pela presença indígena, os poucos que resistiram ao extermínio do colonizador. A construção de Goiânia foi efetivada pelas mãos de migrantes que saíram de suas cidades trazendo consigo traços culturais e identitários. Dentro do território goiano têm-se expressões dessas culturas, grupos que se espacializam, migrantes que recriam seus costumes formando a heterogeneidade de práticas culturais.