Fale sobre a importância dos meios de
comunicação de massa para as religiões nesse
novo milênio, considerando o atual momento de
pandemia. (30 linhas) "RELIGIÃO "
Soluções para a tarefa
Resposta:
Falar em meios de comunicação de massa em pleno século 21, tempo de webplataformas, aplicativos, redes sociais, pode parecer um papo meio sobre pré-história das tecnologias da informação. Evoluímos muito nas últimas décadas, mas a evolução não foi socializada para todos e muitos ainda vivem profundo apartheid tecnológico e, consequentemente, social.
O isolamento imposto pela covid-19 escancarou a dura realidade, nem sempre perceptível à sociedade brasileira e mesmo àqueles que têm por missão pensar a universalização do ensino e do acesso aos meios digitais. Parcela majoritária da população não dispõe de computadores, tablets ou notebooks. Mesmo entre os que dispõem desses aparelhos muitos não contam com banda larga, o que permitiria o acesso às modernas ferramentas de ensino a distância.
Pandemia, educação e meios de comunicação de massa
''Nas camadas sociais mais desprotegidas, o que salva é o telefone celular, com o wi-fi emprestado do vizinho ou dos raros provedores públicos existentes. Mas está tudo fechado e não dá para concluir um ano letivo pegando carona no wi-fi alheio ou mesmo consumindo créditos da telefonia pré-paga''
Nas camadas sociais mais desprotegidas, o que salva é o telefone celular, com o wi-fi emprestado do vizinho ou dos raros provedores públicos existentes. Mas está tudo fechado e não dá para concluir um ano letivo pegando carona no wi-fi alheio ou mesmo consumindo créditos da telefonia pré-paga. E não são só os mais carentes que sofrem com a internet. Mesmo em áreas economicamente mais fartas, a reclusão social e o intenso uso da internet revelaram a má qualidade do serviço prestado pelas operadoras no Brasil.
Seria o momento, então, de cobrar o que foi feito com os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), instituído pela Lei 9.998/2000. Passados 10 anos, estamos longe da sonhada universalização.