História, perguntado por mjustiniano98, 8 meses atrás

Fale sobre a importância das obras arquitetônicas dos Incas.

Soluções para a tarefa

Respondido por DivulgadorDC
1

Resposta:

Os Incas possuíam uma organização econômico social bastante complexa. A ela se vinculava uma arte monumental, que merece ser conhecida especialmente pela capacidade que tiveram de superar as dificuldades impostas pelo relevo.

Sendo essa região marcada pela presença de terremotos, convém observar que mesmo as construções de grande porte, resistiram muito bem a fortes abalos, ao contrário de diversas edificações feitas pelos europeus e que desabaram com os terremotos.

Neste sentido, podemos dizer que as obras de irrigação em direção aos vales desertos, a construção de pontes pênseis, entre grandes precipícios, e de aterros em pântanos atestam altos níveis de conhecimentos técnicos.

Para construir estradas em terrenos com grandes declives usavam do desenho em zigue-zague facilitando a circulação ou, se necessário, escadas. As estradas eram estreitas já que circulavam nelas apenas homens e lhamas com carregamentos. Erguiam-se muros de arrimo em lugares mais perigosos para evitar desabamentos.

As estradas desempenhavam uma função mais ligada ao controle do império do que aos comércio. Ao todo calcula-se que eram mais de 4 000 Km de estradas cortando todo o império.

Em meio às cordilheiras muitas vezes era necessário construir pontes. Elas eram feitas de cordas e exigiam uma cuidadosa manutenção já que os cabos deviam ser substituídos todos os anos.

Ao longo das estradas podiam ser encontradas construções onde pernoitavam viajantes que faziam parte do exército ou que eram funcionários em serviço oficial. Nestes alojamentos ficavam os corredores que eram encarregados de levar mensagens de um canto a outro do império, tornando possível, por exemplo, que um destacamento do exército fosse informado com extrema rapidez sobre uma rebelião, podendo atuar com rapidez.

Explicação:

Respondido por jocylainegomes2405
0

Resposta:

Construídas com imensos blocos de pedra perfeitamente encaixados, as fortalezas incas ainda intrigam os pesquisadores.

Os Incas construíram um imenso império onde hoje se localiza a América do Sul. A área do império está quase totalmente inserida na região da Cordilheira dos Andes. Mas há evidências arqueológicas de que os incas mantiveram estreitas relações com outros povos que habitavam a região amazônica. Em ambas as regiões, foi necessária a construção de fortalezas, já que nem sempre havia um contato diplomático entre os diversos povos.

As fortalezas indicam o caráter belicoso do Império Inca, que submeteu muitos povos a seu domínio. As fortalezas serviam para garantir a defesa de regiões e cidades. Uma das fortalezas, cuja construção ainda está de pé, encontra-se nos arredores de Cusco, no Peru. A cidade foi capital do Império Inca e, próxima a ela, está a fortaleza de Sacsayhuaman, construída de forma a representar a cabeça de um puma.

Não se sabe com precisão a origem da construção. Há várias versões possíveis de serem lançadas, como a construção milenar da fortaleza, sendo que os incas apenas se apropriaram dela, fazendo algumas alterações. Outra possibilidade é a de que foram os próprios incas os construtores.

Em Sacsayhuaman, como em outras fortalezas e construções incas, o que se destacou foi o corte das pedras utilizadas nos muros. São imensos blocos de pedras, cortados perfeitamente e encaixados com exímia precisão. A dúvida dos pesquisadores é sobre a técnica utilizada para realizar o corte nas pedras que garantiu o encaixe perfeito e se também foi utilizado algum material para uni-las. Existe a possibilidade de terem utilizado para o corte pedras mais resistentes que as que compunham as paredes. Em relação à união dos grandes blocos de pedra, pode ter sido utilizado algum tipo de minério de ferro fundido, indicando técnicas que possivelmente se perderam após a chegada dos conquistadores espanhóis.

Perguntas interessantes